De acordo com os dados do Google Trends para o mês de março, a popularidade do amabie começou a crescer na internet. A hashtag #Amabiechallange começou a ser usada em inglês. No Instagram e no Twitter é possível encontrar centenas de desenhos e imagens desta criatura japonesa.

O amabie é uma mistura de sereia com bico de pássaro e três pernas. Conta a lenda que o monstro marinho apareceu na cidade de Kuamoto em 1846, anunciando uma profecia: nos próximos seis anos as colheitas serão boas, se houver alguma doença, mostrem uma imagem minha aos doentes e esta será curada".

A primeira imagem do amabie foi, de facto, partilhada naquela época.

Primeira imagem do amabie
créditos: Autor desconhecido

Desde então, a lenda do amabie espalhou-se por outras províncias do Japão, levando sempre o significado de ser uma criatura mágica com o poder de curar doenças.

Com a chegada da pandemia de Covid-19, ilustradores japoneses recuperaram o amabie que, agora, está a tornar-se num símbolo de esperança ao combate do coronavírus no país.

Das máscaras faciais à comida, de cartazes colados nas ruas a ilustrações mais elaboradas, as partilhas desta figura lendária não param de crescer.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.