Montalegre – um dos destinos mencionados no livro #EuFicoEmPortugal – será o palco do evento que dará a conhecer o livro que quer desafiar os portugueses a redescobrir Portugal. O evento poderá ser acompanhado online através da página de Facebook da Associação de Bloggers de Viagens Portugueses (ABVP).

#EuFicoEmPortugal surge um ano após a edição do livro “Viagens de uma vida”, centrado nas melhores experiências de viagem vividas em destinos espalhados pelo mundo. Agora, em #EuFicoEmPortugal, os bloggers celebram as inúmeras belezas, menos exploradas, de Portugal.2

O novo livro resulta da iniciativa #EuFicoEmPortugal que, desde meados de 2020, procura contribuir para o turismo nacional, brutalmente afetado pela pandemia.

Promovida pela ABVP, a iniciativa colocou no terreno cerca de meia centena de bloggers a percorrer o país de lés a lés para produzirem conteúdos inspiradores de forma a mostrarem as belezas de Portugal e inspirarem os turistas nacionais.

“Quanto mais viajo, mais tenho a certeza de viver num país extraordinário”, partilha Filipe Morato Gomes, presidente da ABVP e autor do blogue Alma de Viajante.

Para Filipe Morato Gomes, que já visitou mais de 100 países, estas páginas, complementadas com um encarte de fotografias ilustrativas, “são um tributo a Portugal - a celebração da sua riqueza humana, paisagística e cultural”.

“O livro fala não só de lugares, mas também de pessoas, o nosso maior património, e experiências marcantes vividas um pouco por todo o território nacional, de Trás-os-Montes ao Alentejo, passando pelos arquipélagos dos Açores e da Madeira”, acrescenta Rui Barbosa Batista, jornalista, fundador do blogue BornFreee e um dos autores publicados.

O editor, Manuel Andrade, refere que “a Idioteque não poderia passar ao lado desta iniciativa que visa reanimar o turismo português, nesta fase tão conturbada que atravessamos, dando assim continuidade a esta parceria com a ABVP e contribuindo para mostrar aos nossos leitores o lado mais profundo e quantas vezes telúrico e feérico do nosso maravilhoso país”.

A obra é, pois, uma seleção de duas dezenas e meia de olhares e experiências muito diversificados sobre destinos espalhados pelo território português. Desce de Melgaço, onde um Outro Portugal começa, e segue em busca de histórias encantatórias como a da baleação na Ilha do Pico, apeando-se várias páginas junto ao calor das gentes e dos sabores alentejanos, enquanto vai regando a narrativa com os ainda pouco conhecidos vinhos da Beira Interior. Passa também pelas minas abandonadas de São Domingos, acenando de caminho aos garranos no Gerês, levando-nos a conhecer os Castelos de Sintra, bem como os montes de Alvarenga, a lagoa de Óbidos, o rio Tejo ou a empreita em Loulé.