Segundo comunicado da Embraer, os jatos Praetor introduzirão um alcance sem precedentes nas suas categorias. “O Praetor 600 será o jato executivo de porte super médio mais avançado, que permite voos sem escalas entre Londres e Nova Iorque. O Praetor 500 será a aeronave de porte médio mais rápida, capaz de chegar à Europa a partir da costa oeste dos EUA com uma única paragem”, diz o comunicado.

Nenhuma das aeronaves tem um design novo. Pelo contrário, os dois são derivados de dois jatos da Embraer existentes na Flórida. O Praetor 500 é baseado no Legacy 450, enquanto o Praetor 600 é um desenvolvimento do Legacy 500.

Praetor era o título dado aos magistrados de alto escalão do governo da Roma Antiga, e o nome  foi escolhido para transmitir a sensação de que o jato é o servidor do seu dono, disse Jay Beever, vice-presidente de design de interiores da Embraer, à Business Insider.

Para as novas aeronaves, Beever e a sua equipa criaram um interior personalizado chamado "Bossa Nova", inspirado na alma e beleza das praias brasileiras. Por exemplo, o padrão nos assentos lembra as calçadas de pedra da praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, enquanto os tapetes de seda e lã são "uma interpretação abstrata da luz brilhante refletida pela ondulação do oceano num dia perfeitamente calmo".

O Praetor 500 terá espaço para sete a nove passageiros, enquanto o Praetor 600 pode levar oito a 12. A expectativa é de que ambos entrem em operação já no próximo ano.  O preço base do Embraer Praetor 500 é de cerca de 15 milhões de euros, enquanto o Praetor 600 custa 18 milhões de euros. O interior com a personalização "Bossa Nova" tem um custo adicional de 650 mil euros.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.