Lília Lobão, tem 36 anos, nasceu em Lisboa e vive em Santarém. Formou-se em engenharia agronómica, mas sendo apaixonada por fotografia desde muito nova, acabou por se inscrever num curso profissional de fotografia, do Instituto Português de Fotografia (IPF). Foi com uma fotografia do projeto final desse curso - que não chegou a usar na apresentação final - que venceu o concurso que  a levaria a viajar por todo o mundo durante um ano.

A campanha Live For The Story, promovida pela Canon, contou com 16 mil participações a nível europeu e foi Lília a grande vencedora, tendo sido premiada com a viagem da sua vida. A imagem vencedora mostra uma das poucas moradoras da Aldeia da Palhota, localizada junto ao Rio Tejo, que a Lília conheceu numa viagem que realizou com objetivo de explorar a cultura local. A imagem cativou o coração da atriz, artista e storyteller, Zoë Kravitz, que escolheu Lília Lobão para viajar pelo mundo durante 365 dias.

Depois de um ano a viajar pelo mundo, Lília voltou a Portugal com uma mala cheia de histórias para contar e muitas fotografias partilhadas no site da Canon.

No final da viagem, o balanço não poderia ser mais positivo. "Voltava a repetir, sem dúvida nenhuma".  Ao longo da viagem, passou pela Argentina, Vietname, Chile, Austrália, Nova Zelândia, entre muitos outros. Apesar dos idiomas mudarem constantemente, Lília conta que a comunicação nunca foi impedida pelo desconhecimento da língua e recorda um episódio que a marcou no Japão: "Encontrei uma senhora idosa que não falava nem entendia inglês, onde estivemos um bom bocado a conversar por gestos, até conseguir entender o caminho que ela me estava a indicar para ver uma paisagem lindíssima. A linguagem da bondade é universal".

Ao longo desta longa viagem, o que mais marcou Lília foi a boa vontade e a bondade que encontrou um pouco por todo mundo. "O mundo está cheio de imperfeições, problemas aqui e ali, mas mesmo assim encontrei bondade e boa vontade em muitas pessoas. O mundo real está muito além do que vemos nos guias turísticos."

Lília Lobão pretende continuar a dedicar-se à fotografia como fotógrafa de viagens e contadora de histórias. Podem acompanhar as suas aventuras no Instagram.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.