
Como forma de fortalecer o espírito transfronteiriço entre o Minho e a Galiza, vai ser construída uma nova ponte sobre o rio Minho para ligar Portugal a Espanha. A ponte será adaptada aos novos tempos tendo elevado cuidado com o meio ambiente.
A sexta ponte internacional sobre o Minho, que ligará Vila Nova de Cerveira a Tomiño , será marcada pela ausência de automóveis. Será uma passagem pedonal e ciclável. A fronteira entre Portugal e Galiza pode ser atravessada a pé, a correr ou de bicicleta no que se espera ser uma das grandes atracções de um espaço geográfico que tem vindo a ganhar destaque nos últimos tempos devido ao Baloiço do Miradouro do Cervo e do Miradouro do Espírito Santo que se tornaram populares nas redes sociais, nos últimos meses.
O atelier de Burgos & Garrido venceu o concurso para a execução do projecto de construção desta ponte que ligará Tomiño - concretamente a freguesia de Goián - a Vila Nova de Cerveira. A plataforma, que terá 330 metros de comprimento e 4,7 metros de largura, vai "arquear" para permitir vistas sobre o Atlântico, tornando-se "uma linha ligeiramente curvada" que ficará praticamente invisível na paisagem.
A construção da Ponte Goián Cerveira será também acompanhada pela criação de um parque verde com uma área de cerca de 25 hectares - o Parque da Amizade - que se prepara para ser um dos maiores parques de lazer transfronteiriços da Europa. O Parque da Amizade vai ocupar o espaço do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira e o Espaço Fortaleza de Goián, em Tomiño, incluindo uma expansão do espaço verde português.
Comentários