A antiga cidade de Bargylia, agora conhecida como Bogazici, na Turquia, está à venda por pouco mais de 7 milhões de euros. Pretende-se assim proteger o antigo sítio arqueológico da decadência e dos caçadores de tesouros.

O teatro, a acrópole, as muralhas e a necrópole do local formam um sítio arqueológico que remonta ao século I a.C.  A cidade antiga é de cerca de 81,5 hectares e tem sido propriedade privada desde 1927 mas não tem sido conservada. Um mosteiro, há muito abandonado, serve agora como um abrigo de animais e as vacas pastam entre as ruínas.

Por ser um sítio arqueológico de Grau 1, nenhuma construção é permitida na propriedade. Mas o novo proprietário pode tentar fazer com que esse grau seja retirado, e construir um resort nas ruínas. Arqueólogos esperam que o Ministério de Cultura e Turismo da Grécia compre o local de forma a proteger os artefactos enterrados na antiga cidade.

Nunca foi feita uma escavação adequada no local, por isso é impossível saber que tipo de artefactos se escondem debaixo das ruínas, mas historiadores acreditam que seja algo em grande.

O local está à venda desde 2015, mas como não houve interessados, o preço foi agora atualizado e baixou em mais de 1,5 milhões de euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.