A empresa italiana de design de aviação, Aviointeriors,  apresentou  duas soluções conceituais que podem mudar a forma de viajar em classe económica.

O Glassafe consiste numa barreira de proteção para abrigar os passageiros e mantê-los separados dos vizinhos. Trata-se de uma opção que pode ser instalada nos assentos existentes para tornar a proximidade mais segura entre os passageiros. Segundo o site da empresa, o Glassafe é feito de material transparente para tornar toda a cabine harmoniosa, mas cumpre perfeitamente o objetivo de proteção, evitando ou minimizando contactos e interações por via aérea entre os passageiros, de modo a reduzir a probabilidade de contaminação por vírus.

Glassafe
Glassafe

O segundo modelo é o Janus, que  é um pouco mais complexo e necessitaria uma reconfiguração dos aviões. Como Janus de duas faces, o deus de Roma Antiga, esta proposta distingue-se pela posição inversa do assento central (em filas de 3 assentos) para garantir o máximo distanciamento entre os passageiros. Enquanto os passageiros sentados nos assentos laterais - no corredor e na janela - continuam posicionados na direção do voo, como de costume, o passageiro sentado no centro está virado para trás.

Janus
Janus

Janus é, assim, um assento de duas faces, que  permite que todos os três passageiros sejam separados por uma proteção feita de material transparente que os isola uns dos outro, incluindo das pessoas que caminham pelo corredor. O diretor executivo da Aviointeriors, Paolo Drago, garante que o modelo não ocuparia mais espaço do que uma configuração tradicional. Os únicos assentos que não poderiam ser usados ​ nessa nova configuração seriam os assentos junto às saídas de emergência, devido aos regulamentos de segurança.

Atualmente, a empresa Aviointeriors apresentou pedidos de patente para ambos os projetos, e garantiu que poderia entregar os primeiros modelos em menos de 6 meses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.