A praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, ficou em 9º lugar na lista liderada pela Marina di Pisciotta, no sul de Itália. O destino, recomendado pela especialista em viagens Mary Lussiana, destaca-se pelo ainda tradicional modo de vida da comunidade piscatória. "Ainda podemos ver os pescadores a descarregar as suas capturas de polvo, sardinha e dourada" pouco antes de "remendarem as redes ou limparem os barcos coloridos", escreve a jornalista.

Este é, aliás, um dos seus maiores encantos, complementa Mary. O local é ainda recomendado a famílias com crianças pequenas. Em 2016, o jornal The Guardian considerou-a inclusive uma das melhores praias para famílias a nível mundial.

Já o Martinhal aparece em 22º lugar nesta lista. O sítio, ocupado pelos mouros entre os séculos VIII e XII, mostra um "Algarve diferente", com alguma arquitetura alusiva a este período histórico. O local é, nas palavras da jornalista, "o fim de toda a terra habitada".

É feita também uma referência à época dos Descobrimentos. "Podemos imaginar as caravelas a afastar-se, enquanto percorremos o litoral de Lagos para Sagres, uma região intocada, autêntica, varrida pelo vento, onde as ondas batem contra as falésias e o mar acena para um horizonte vazio", descreve. Tal como a Salema, esta praia é também recomendada a famílias, e nela poderá, além dos mergulhos, explorar o vasto Parque Natural da Costa Vicentina.

França, Grécia e Itália são dos países mais destacados pelo artigo do The Telegraph. Confira aqui a lista de paraísos de praia escondidos na Europa:

  1. Marina di Pisciotta, Itália
  2. Budva, Montenegro
  3. Alacati, Turquia
  4. Stoupa, Grécia
  5. Gabicce Mare, Itália
  6. Patara, Turquia
  7. Guétary, França
  8. Binisafúller, Menorca
  9. Salema, Algarve, Portugal
  10. Marettimo, Itália
  11. Cavalaire-sur-Mer, França
  12. Cirali, Turquia
  13. Ploumanac’h, França
  14. Llafranc, Espanha
  15. Viveiro, Espanha
  16. Le Grau-du-Roi, França
  17. Kea, Grécia
  18. Porto Selvaggio, Itália
  19. Ile de Porquerolles, França
  20. Mónsul, Espanha
  21. Cala Gonone, Sardenha, Itália
  22. Praia do Martinhal, Algarve, Portugal
  23. Voutoumi, Anti Paxos, Grécia
  24. Es Grau, Menorca, Espanha
  25. Ile de Batz, França
  26. Ilhas Cíes, Espanha
  27. Karavostási, Grécia
  28. Ribadesella, Espanha

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.