
A praia da Salema, no concelho de Vila do Bispo, ficou em 9º lugar na lista liderada pela Marina di Pisciotta, no sul de Itália. O destino, recomendado pela especialista em viagens Mary Lussiana, destaca-se pelo ainda tradicional modo de vida da comunidade piscatória. "Ainda podemos ver os pescadores a descarregar as suas capturas de polvo, sardinha e dourada" pouco antes de "remendarem as redes ou limparem os barcos coloridos", escreve a jornalista.
Este é, aliás, um dos seus maiores encantos, complementa Mary. O local é ainda recomendado a famílias com crianças pequenas. Em 2016, o jornal The Guardian considerou-a inclusive uma das melhores praias para famílias a nível mundial.
Já o Martinhal aparece em 22º lugar nesta lista. O sítio, ocupado pelos mouros entre os séculos VIII e XII, mostra um "Algarve diferente", com alguma arquitetura alusiva a este período histórico. O local é, nas palavras da jornalista, "o fim de toda a terra habitada".
É feita também uma referência à época dos Descobrimentos. "Podemos imaginar as caravelas a afastar-se, enquanto percorremos o litoral de Lagos para Sagres, uma região intocada, autêntica, varrida pelo vento, onde as ondas batem contra as falésias e o mar acena para um horizonte vazio", descreve. Tal como a Salema, esta praia é também recomendada a famílias, e nela poderá, além dos mergulhos, explorar o vasto Parque Natural da Costa Vicentina.
França, Grécia e Itália são dos países mais destacados pelo artigo do The Telegraph. Confira aqui a lista de paraísos de praia escondidos na Europa:
- Marina di Pisciotta, Itália
- Budva, Montenegro
- Alacati, Turquia
- Stoupa, Grécia
- Gabicce Mare, Itália
- Patara, Turquia
- Guétary, França
- Binisafúller, Menorca
- Salema, Algarve, Portugal
- Marettimo, Itália
- Cavalaire-sur-Mer, França
- Cirali, Turquia
- Ploumanac’h, França
- Llafranc, Espanha
- Viveiro, Espanha
- Le Grau-du-Roi, França
- Kea, Grécia
- Porto Selvaggio, Itália
- Ile de Porquerolles, França
- Mónsul, Espanha
- Cala Gonone, Sardenha, Itália
- Praia do Martinhal, Algarve, Portugal
- Voutoumi, Anti Paxos, Grécia
- Es Grau, Menorca, Espanha
- Ile de Batz, França
- Ilhas Cíes, Espanha
- Karavostási, Grécia
- Ribadesella, Espanha
Comentários