Desde a pré-história que a região foi escolhida como “casa” pelas mais diversas povoações, que ali deixaram memórias e provas da sua presença, tornando-a num terreno fértil para vivências e experiências únicas, que importa agora conhecer ou redescobrir, sem demora.  O roteiro integra informações úteis, como um glossário, que permitirá ao viajante e turista preparar-se para uma viagem pelas palavras associadas à história de arte, à arqueologia e à arquitetura.

Dividido em oito secções - Viseu, Dão, Lafões, Montemuro e Paiva, Jóias Bem Guardadas, A não Perder, Informações Úteis e Diário de Viagem -, é um guia fundamental para quem quer partir à descoberta do património cultural de Viseu Dão Lafões, que se estende por uma área de 3 483 km2 e que acolhe os segredos mais bem guardados da Região, incluindo rituais populares e religiosos.

Com uma paisagem deslumbrante marcada pela serra e pelos rios, o território é ainda palco do maior número de termas em funcionamento no país, com características que garantem a qualidade inequívoca das suas águas termais e cuja pureza e riqueza em termos químicos e mineralógicos as torna especialmente indicadas para fins terapêuticos.

O roteiro convida ainda a descobrir o talento dos homens e das mulheres que se tem perpetuado no tempo, através das tradições de burel ou do barro negro, da produção dos vinhos do Dão e do receituário gastronómico.

A cidade de Viseu é a porta de entrada deste roteiro e dá o mote para o início de uma viagem, que se propõe dar a conhecer as jóias bem guardadas  da região, dos centros históricos ao termalismo, das tradições  aos vinhos do Dão, entre muitas outras preciosidades.

O roteiro está disponível em https://www.visitviseudaolafoes.pt/.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.