A companhia aérea diz que as novas roupas foram inspiradas pelas cores e formas de Istambul, que marca a interseção entre o leste e o oeste, enquanto o fotógrafo que os fotografou para o lançamento disse que "remontam a uma idade de ouro da moda de alta costura, os anos 50".

O estilista Ettore Billotta, de Milão, criou os uniformes, que usam uma paleta de cores com vários tons de cinzento e vermelho e incluem chapéus, luvas, vestidos, bolsas e outros acessórios. As roupas foram, rigorosamente, testadas em voos de longa distância e em diferentes climas para garantir que sejam confortáveis e práticas para a tripulação. Além da tripulação de cabine, os novos uniformes também serão distribuídos à tripulação de cockpit, chefs de voo e funcionários de serviços em terra.

Billotta, designer de moda por trás dos uniformes, disse: “Quando comecei a projetar para a Turkish Airlines, a primeira coisa que me inspirou foi Istambul. Esta cidade tem sido um caldeirão de arte e civilização durante séculos e tem uma riqueza rara como herança comum de muitas culturas. Eu queria trazer elementos da caligrafia tradicional e mosaicos, juntamente com as novas interpretações de motivos turcos, que enfatizam linhas modernas, em lenços e laços para refletir um contraste e dualidade."

Para lançar os novos uniformes, a Turkish Airlines associou-se ao fotógrafo e artista britânico Miles Aldridge, que fotografou a nova coleção de uniformes em vários pontos de Istambul. “Fiquei muito inspirado quando vi os uniformes, pois remontam a uma idade de ouro da moda de alta costura dos anos 1950, mas com um toque muito contemporâneo. É muito parecido com o meu próprio trabalho, que está sempre a fazer referência ao passado, mas com associações ao presente", confessou Aldridge.

Depois de lançar o olhar sobre os novos designs, o blogger de moda Simon Glazin também disse à MailOnline Travel que gostou das roupas: "Já se foram os dias em que apenas uma camisa branca impecável era suficiente. É tudo uma questão de tornar os comissários de bordo tão elegantes quanto possível. As cores complementam-se perfeitamente, o vermelho e o cinzento ficam ótimos juntos. O cinzento industrial parece representar o metal frio de um avião, e as bolsas e os sapatos combinados dão um toque agradável".