Em março de 2017, um dos mais icónicos monumentos naturais do mundo, a “Janela Azul”, na ilha de Gozo, em Malta, ficou totalmente destruída após uma grande tempestade que assolou a ilha.

A Janela Azul fazia parte dos roteiros de milhares de turistas que visitavam Malta todos os anos, tendo ficado particularmente famosa após a sua aparição em séries e filmes populares como o Game of Thrones ou o Conde de Monte Cristo.

Janela Azul Malta

Mas recentemente surgiu a possibilidade de fazer regressar a mítica Janela Azul. O estúdio de arquitetura russo The Svetozar Andreev Studio desenvolveu uma proposta que apresenta uma alternativa ao vazio paisagístico deixado pelo desaparecimento do arco de pedra.

A ideia passa por recriar o arco numa combinação de modernidade e natureza, através de uma estrutura de aço espelhada com o mesmo tamanho e proporção da pedra original. Os materiais usados seriam os mesmo usados na arquitetura e construção naval moderna, que a protegeriam da corrosão e fogo, evitando ao mesmo tempo qualquer impacto ambiental negativo. No seu interior seria instalado um espaço com mais de 5000m2 distribuídos por 5 pisos, onde cada piso representaria 1000 anos da história de Malta.

O projeto foi apresentado no passado mês de dezembro com o nome “The Heart of Malta” às autoridades responsáveis, estando neste momento a aguardar uma decisão definitiva.

Veja na fotogaleria abaixo as fotos do projeto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.