Fiel ao conceito da valorização dos produtos nacionais, a carta de cocktails do restaurante The Decadente, em Lisboa, mostra que é possível desenvolver bebidas sem as inspirações espirituosas tradicionais. Os mixologistas da casa foram desafiados a criar cocktails com diferentes sabores nacionais, de Norte a Sul sem esquecer as ilhas. O  resultado é uma carta de cocktails 100% portugueses que prometem surpreender "até o paladar mais cético".

“Procurámos inspirar-nos em alguns dos cocktails mais clássicos e fizemos o exercício de como os poderíamos reinventar e dar-lhe um toque mais português. O objectivo do The Decadente sempre foi de demonstrar o que de melhor temos no nosso país a nível de ingredientes, e as bebidas não são excepção, pelo contrário, complementam a oferta de comida de forma natural. Quisemos também demonstrar que, mesmo quando as receitas originais não são portuguesas, há sempre forma de tornar estas receitas em algo reconhecível e muito nosso” explica Guillermo Fernández, Director Operacional Sul do The Independente Collective.

Além dos cocktails de autor, onde se destacam o Pineapple Express (aguardente envelhecida, puré de ananás grelhado, malagueta, sumo natural de limão e xarope de mel) e o Hectorade (Porto branco seco, rum da Madeira, gengibre, manjericão, xarope de açúcar e sumo natural de limão) que são os mais procurados, as novidades da carta traduzem-se em seis variantes de cocktails clássicos. Entre eles, o D’Espresso Martini (rum envelhecido, licor de ginja espinheira e café espresso) e o Our Fashioned (aguardente envelhecida, Porto Tawny, óleo de laranja, doce de alperce e angostura).

A lista também inclui versões do Kir Royal, a Ginginha Royale (ginga e espumante), o Porto Fizz  (Porto branco seco, vermute nacional, gengibre, coentros e água com gás) e a Caipiríssima (rum, cubos de lima e xarope de açúcar). Todas as opções de vinhos também são nacionais,  de várias regiões, sempre "à altura da rica gastronomia portuguesa".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.