Localizado na margem do Rio Douro, o The Lodge - Wine & Business Hotel, abriu portas recentemente em Vila Nova de Gaia, encaixando-se em perfeita harmonia com a vista privilegiada para a Invicta, projetando-se nos telhados históricos das caves de vinho do Porto. Nesta unidade de luxo encontra-se o Dona Maria, um  restaurante com foco na cozinha tradicional portuguesa.

"O Dona Maria não é só mais um restaurante de comida tradicional. É o culminar dos melhores pratos da gastronomia nacional. É a essência e a alma portuguesa no nosso paladar. É o espelho das tradições e história", pode ler-se em comunicado.

O seu nome é inspirado na Infanta Dona Maria, a pedido de quem o primeiro livro de receitas portuguesas foi compilado para a acompanhar na sua viagem para Nápoles. O Dona Maria apresenta paladares propostos pelo Chef Ricardo Simões, que fazem recordar os sabores das receitas das várias “Donas Marias” que criaram a riqueza gastronómica portuguesa: a Dona Maria, ícone histórico nacional; a Dona Maria II, rainha de Portugal; a Dona Maria, nossa avó; a Dona Maria, que vive na cozinha entre tachos e panelas; a Dona Maria, nossa vizinha. A Dona Maria, que é tão portuguesa e está representada neste restaurante onde as receitas foram modernizadas e sofisticadas, mas o sabor, a qualidade, e a alma, estão intactas.

Na carta, ninguém vai estranhar os nomes dos pratos descritos, mas a apresentação e requinte prometem surpreender. Pratos típicos como as tripas; a Vitela estufada com arroz de enchidos de Trás-os-Montes; o Bacalhau confitado com puré de gravanços, pezinhos de coentrada e creme de salsa; Sericaia e ameixa de Elvas confitada; e Pudim Abade de Priscos são alguns dos pratos a serem (re)descobertos.

Gaia tem novo hotel de 5 estrelas: Fica nas antigas caves de vinho do Porto e pretende "evocar da alma do Douro"
Gaia tem novo hotel de 5 estrelas: Fica nas antigas caves de vinho do Porto e pretende "evocar da alma do Douro"
Ver artigo

Com uma ampla carta de vinhos, constituída por uma seleção de referências portuguesas e internacionais, escolhidas cuidadosamente pelo Sommelier Principal, é conjugada a excelente diversidade e qualidade do vinho com a harmonização dos pratos servidos.

A garrafeira do restaurante tem capacidade para 3500 garrafas de vinho, sendo que, atualmente, dispõe de 300 referências de norte a sul do país, incluindo ilhas, abrangendo ainda algumas opções de champanhe. Além disto, estão disponíveis cerca de 50 referências de vinho a copo. Da ligação à região do Douro resulta uma maior incidência nos vinhos desta zona, mas a essência vínica que inspira o espaço integra a cultura do vinho e da vinha de todo o Mundo.

O Diretor Geral do The Lodge - Wine & Business Hotel, afirma: "Os nossos hóspedes terão oportunidade de usufruir de múltiplas experiências exclusivas, que lhes proporcionarão um maior conhecimento na área de vinhos. Poderão também participar em degustações, eventos e jantares vínicos, "workshops", ou simplesmente saborear um vinho a copo. Momentos e eventos onde o vinho assume sempre o papel principal, sempre devidamente acompanhado por pratos gastronómicos que criam viagens e desafios sensoriais."

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.