Se hoje em dia é fácil encontrar modas gastronómicas – alguém ainda se lembra da febre dos cupcakes? – é também possível encontrar clássicos de outros tempos que continuam a provocar impulsos gulosos nos viajantes.

Entre eles está uma casa de doces portuguesa que chamou a atenção da CNN Travel. A singularidade da decoração da Confeitaria Nacional, fundada em 1829, em Lisboa, não passa despercebida. Mas é o seu bolo-rei que merece o maior destaque.

Claro que existem muitas outras doçuras nas montras da Confeitaria Nacional, mas é a história do bolo tradicional do Natal português que é contada neste artigo. No final do século XIX, Baltazar Rodrigues Castanheiro Filho inseriu a receita desta iguaria, trazida de França, na Confeitaria Nacional e, até hoje, o bolo-rei é uma das especialidades da casa, que ainda é gerida por descendentes do fundador.

Confeitaria Nacional
créditos: Confeitaria Nacional

Se é um guloso assumido e quer levar em conta este top 8 numa próxima viagem, fique a conhecer as outras escolhas da CNN Travel na Europa:

Hofbackerei Edegger-Tax (Graz, Aústria): aberta desde o século XIV e a funcionar no mesmo local desde 1880. Os biscoitos Sissi Busserl são o destaque.

La Maison Stohrer (Paris, França): É a confeitaria mais antiga de Paris. O bolo baba au rhum é um dos clássicos da casa.

Pietro Romanengo fu Stefano (Génova, Itália): Abriu em 1780. É famosa pelas suas frutas cristalizadas.

Ruszwurm Cukraszda (Budapeste, Hungria): Localizada na área do Castelo de Buda, esta pastelaria resistiu a cercos, uma revolução e a II Guerra Mundial. A tradicional tarte Dobos faz as delícias dos visitantes.

Antigua Pasteleria del Pozo (Madrid, Espanha): Reclama o título de mais antiga pastelaria de Madrid. Os locais gostam de pedir os tradicionais doces bartolillos.

Blikle (Varsóvia, Polónia): Diz-se que era a confeitaria preferida do Papa João Paulo II e do General Charles de Gaulle. Já o doce preferido dos clientes é o paczki – o donut polaco.

Maison Bertaux (Londres, Reino Unido): uma tradicional pâtisserie francesa no Soho, em Londres, que serve clientes famosos: fez o bolo de casamento da cantora Lily Allen e o bolo de aniversário do designer de moda Alexander McQueen.

A lista incluí também uma confeitaria na Argentina. No Café Tortoni, em Buenos Aires, ainda é possível sentir a influência europeia de finais do século XIX, enquanto saboreia um chocolate quente com churros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.