Foi neste domingo que o chef chinês Dong Zhenxiang comprou 1.170 gramas de trufas brancas no valor recorde, deste ano, de 105 mil euros.
É no Castelo de Grinzane, na cidade de Alba, região do Piemonte, que se realiza o leilão de trufas, um dos momentos altos daquele que é o mais antigo festival de trufas do mundo.
Com pompa e circustância dignas de um leilão de uma joia ou de uma obra de arte, as trufas são destacadas entre a paisagem belíssima da região no noroeste de Itália ou acomodadas em almofadas de veludo junto a vinhos de renome.
Este ano as trufas mais caras foram arrematadas por 105 mil euros, mas o valor mais alto pago por este fungo neste leilão de fama mundial foi de 307.200 euros em 2010.
A trufa é um género de fungo delicado que nasce debaixo da terra, próximo a raízes de certas árvores e é colhida durante os meses de outono, embora também exista uma variedade que é colhida durante o verão. A trufa branca é a mais rara.
É uma iguaria muito apreciada na gastronomia e os exemplares maiores e mais bem conservados podem atingir valores astronómicos. Veja mais na galeria de fotos acima.
Comentários