O Beira Interior Gourmet - Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior vai decorrer de 14 de março a 16 de abril, nos restaurantes da região que se inscrevam na iniciativa.
O evento surge pela necessidade de "preencher uma lacuna em termos de ‘casamento'" entre os vinhos produzidos localmente e a gastronomia, segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós.
A iniciativa também pretende ser um incentivo para que as unidades de restauração locais "mudem um bocadinho a maneira como olham para os vinhos da Beira Interior", onde existem "vinhos de grande qualidade", disse o responsável, na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada hoje no Solar do Vinho, na Guarda.
Rodolfo Queirós anunciou que o júri do concurso, presidido por Fernando Melo, crítico de vinhos e de gastronomia, será constituído por 14 elementos.
Fernando Melo, também presente no encontro com os jornalistas, referiu que o júri da iniciativa "vai viajar pelos restaurantes [que participam no concurso], que vão ser previamente contactados".
O responsável valoriza a iniciativa da CVRBI por permitir divulgar os vinhos e a gastronomia.
"Com isto, o que se vai conseguir é que os próprios produtores [de vinho] se vão aproximar dos restaurantes", pois são eles que escolhem o vinho que vão servir, adiantou.
O concurso, que abrange 20 municípios da Beira Interior, envolve a totalidade do distrito de Castelo Branco e os concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda.
O concurso tem as categorias de "Cozinha regional/tradicional", "Cozinha criativa/evolutiva" e "Cozinha Europeia e do mundo".
Os restaurantes interessados em participar no 1.º Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior devem fazer a inscrição, que é gratuita, até ao dia 02 de março, junto da CVRBI.
Os vários prémios a atribuir serão divulgados e entregues na Gala dos Vinhos da Beira Interior, a realizar no dia 09 de maio, em local a definir pela organização.
No final do concurso, a CVRBI vai elaborar um guia dos restaurantes da região, o que constituirá "uma mais-valia grande para a própria restauração", disse Rodolfo Queirós.
Comentários