A garrafa é feita com 6,6 quilos de ouro e prata e vem com uma tampa incrustada de diamantes, em forma de águia imperial russa. A vodka a base de trigo é feita de neve derretida dos Alpes franceses, entre muitas outras coisas, e diz-se que é muito saborosa e suave.

A garrafa, que foi criada pelo fabricante russo de carros de luxo Russo-Baltique, foi emprestada pela empresa Dartz Motorz, com sede na Letónia. Foi decorada com uma fita de couro de 1912, do primeiro carro de rali de Monte Carlo da empresa, juntamente com uma réplica da proteção do radiador usada nos carros Russo-Baltique.

Em 2017, o fundador da Dartz, Leonard F. Yankelovich, emprestou a garrafa ao proprietário do Cafe 33, Brian Ingberg, que também possui a maior coleção de vodka do mundo. A vodka de luxo esteve nas prateleiras do bar, entre outras marcas de luxo, por aproximadamente seis meses, altura em que um homem com uma máscara entrou no bar e fugiu com a garrafa.

De acordo com o The New York Times, depois de ouvir sobre o desaparecimento da garrafa, Yankelovich achou que era uma piada. No entanto, mesmo depois de perceber que a garrafa foi realmente roubada, Yankelovich ainda tinha fé que seria devolvida aos seus proprietários, afirmando: "Eu confio no Deus da vodka". E isso aconteceu, mas estava vazia. A polícia descobriu, nos subúrbios ao norte de Copenhaga, pouco depois de Ingberg ter recebido um telefonema de um homem que alegava saber quem tinha a garrafa e que o ladrão queria devolvê-la ao dono legítimo.

Ingberg tinha a sensação de que o ladrão tinha percebido que estava em apuros quando a polícia começou a envolver-se, sem mencionar que Yankelovich queria enviar pessoas para procurá-lo. Ingberg disse, em entrevista ao New York Times, que "não é o objetivo mais divertido de se possuir".

A garrafa luxuosa é tão impressionante que fez uma aparição na popular série House of Cards, da Netflix, como um presente do presidente russo ao seu homólogo americano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.