O renascimento da vinicultura

Ao longo dos últimos cinco anos, a indústria do vinho britânico cresceu rapidamente e recebeu aclamação mundial, graças sobretudo às descobertas de especialistas nas vinhas do sudeste de Inglaterra. Ficou para trás a preocupação com o "Velho" versus o “Novo" Mundo: hoje, o mais importante é encontrar o inesperado e provar os melhores vinhos em lugares surpreendentes.

O belo Sul

O solo calcário e o clima frio do sudeste inglês, região onde fica Kent, o “jardim de Inglaterra”, são perfeitos para criar champanhe. Com este cenário favorável, é fácil descobrir a razão pela qual a região abriga várias vinícolas que produzem o espumante inglês, rivalizando com a famosa região de Champagne, na França.

West Fisher Winery

Uma das vinhas mais pequenas do país, o West Fisher em Chelsham, Kent, produz menos dez mil garrafas por ano com uvas cultivadas no sul de Inglaterra. O seu fundador, Simon Fisher, é um ex-arquiteto apaixonado por produção de vinhos desde a infância, quando via a mãe a fazer a bebida em casa. Portanto, pode-se dizer que o vinho está no seu sangue.

Nyetimber

Provavelmente a mais famosa das vinhas do grupo, o Nyetimber, em West Sussex, foi o vinho real escolhido para ser servido nos Jubileus de Prata e Ouro da Rainha Isabel II. Vinho essencialmente britânico, o Nyetimber é feito na mesma propriedade há séculos - o seu primeiro registo aparece no Domesday Book de 1086.

Quando prova um vinho Nyetimber, está ao mesmo tempo a experimentar o resultado de vinhas mergulhadas na história. A vinícola recebe visitas alguns dias por ano (e as entradas esgotam rapidamente), para poder ver - e provar - porque a bebida ali feita é tão famosa.

Rathfinny Wines

Abra uma garrafa e aprecie uma taça de um fabuloso espumante nos South Downs, com vista para todo o campo da região de East Sussex. A propriedade de 240 hectares também fica perto do mar - assim pode apreciar a sua bebida acompanhada de fish and chips, um clássico britânico.

Além do passeio pela propriedade e pelas rotas do vinho, pode tomar a sua taça da safra mais nova, de 2018 ou do primeiro vintage Sussex Sparkling, na Tasting Room. Pode também reservar uma noite no charmoso Flint Barns, que fica dentro do belo vale conhecido como Cradle Valley, dentro da propriedade.

London Cru

Escondido nas vielas de Fulham, no sudoeste de Londres, os 90 barris de carvalho da casa fazem magia ao envelhecer vinhos de qualidade de pequenos lotes de uvas selecionados em vinhas europeias. Pode ir de metro e fazer um tour na primeira vinha de Londres através da empresa Roberson Wines.

Chapel Down Winery

Outra adega premiada, a Chapel Down tem nove hectares de vinhas em Kent. Área privada, os Kent Downs são tão cénicos que foram reconhecidos como Area of Outstanding Natural Beauty (Área de Grande Beleza Natural).

Pode desfrutar de uma visita guiada às vinhas e adega, que inclui uma degustação. Outra opção é fazer uma refeição – um almoço com três pratos ou um chá da tarde -, acompanhada, é claro, dos vinhos premiados da vinícola. O local também produz cervejas e destilados.

Vinhas Biddenden

Criada em 1969, a mais antiga vinícola comercial do país foi fundada pela Senhora Barnes, uma apaixonada pela enocultura. A produção continua excelente até hoje, administrada pela segunda e terceira gerações da família.

A vinícola produz vinhos tinto, rosé, branco e espumante a partir de 11 tipos de uvas diferentes e tem uma linha tradicional de cidras. Eles também fazem um delicioso sumo feito com as famosas maçãs de Kent. Aberto para visitas guiadas e degustações de cortesia, a vinícola oferece também visitas guiadas em dias selecionados.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.