O que é nacional é bom, nós sabemos melhor que ninguém. Mas quando temos alguém de fora a desdobrar-se em elogios fica difícil não sentirmos orgulho. Os restaurantes escolhidos podem não ser as escolhas do nosso dia a dia mas são uma boa sugestão para experimentar em ocasiões especiais.

Preparado para entrar nesta viagem gastronómica?

Belcanto

Restaurante Belcanto, Chef José Avillez
créditos: Paulo Barata

Este restaurante do Chef José Avillez situado no Chiado, perto do Teatro São Carlos, conseguiu, em 2015, a proeza de ser eleito o primeiro restaurante com um chef português, em território nacional, a entrar na lista dos "The World’s 50 Best Restaurants" ao ficar na 91ª posição. Em 2016 subiu para a 78º posição.

Em 2012 recebeu a sua primeira estrela Michelin e, em 2014, o Belcanto foi premiado com a sua segunda estrela, tornando José Avillez o primeiro chefe português a ter esta honra.

Com tantos galardões não é preciso enumerar muitas razões para fazer uma visita a este restaurante. De qualquer das formas, não deixe de provar o quente e frio de castanhas e sapateira, o cordeiro com puré de escabeche de legumes e pequeno ensopado ou o robalo com algas e bivalves.

Onde: Largo de São Carlos, nº 10

Horário: De segunda a sábado, das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 23h00

Contacto: +351 213 420 607


Cantinho do Avillez

Cantinho do Avillez
créditos: Nuno Correia

Continuando no reino da restauração de José Avillez, a segunda escolha da Vogue recaiu sobre O Cantinho do Avillez, que é nada mais, nada menos que a dois quarteirões do restaurante anterior. A revista destaca a decoração casual chic do espaço, uma vez que no lugar de toalhas de mesa brancas, a decoração é feita de cadeiras desencontradas e candeeiros vintage combinados com mesas de madeira.

A chamada de atenção vai para o menu simples mas sofisticado com pratos inspirados pelas viagens do Chef por Portugal, pela Europa e pela Ásia, entre outros lugares. A sugestão da Vogue vai para o camarão vermelho do Algarve, temperado com especiarias da Tailândia.

Onde: Rua dos Duques de Bragança, nº 7

Horário:  Segunda a Sexta das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 00h00; Sábado e Domingo das 12h30 às 00h00

Contacto: +351 211 992 369


 Mini Bar

Mini Bar
créditos: Paulo Barata

Não, não é engano. A terceira sugestão continua a fazer parte do lote de ofertas de José Avillez. O Mini Bar situado no Teatro São Luiz, é o primeiro bar gourmet do Chef.

O destaque vai para o ambiente que celebra o brilho e o glamour dos primeiros anos do cinema. O menu também não é nada de se deitar fora e é, sobretudo, diferente. A margarita de maçã verde e hortelã, que não é uma bebida mas sim uma entrada, ou o ceviche de camarão do Algarve servido numa fatia de limão são os destaques dados pela Vogue.

Onde: Rua António Maria Cardoso, nº58

Horário:  De segunda a domingo
para jantar: das 19h00 às 01h00
para tomar um copo: das 19h00 às 02h00

Contacto: +351 21 130 53 93


 Alma

Alma
créditos: Reprodução Alma

Saímos do reino de José Avillez e entramos nos domínios de Henrique Sá Pessoa, a cara e o espírito do Alma. Instalado no Chiado, o estilo de decoração casual chic é muito destacado. E a Vogue não poupa elogios a Sá Pessoa, que descreve como um Chef que viajou pelo mundo para aprimorar o seu talento na cozinha.

Experimente o leitão confitado, acompanhado de puré de batata doce, pak choi e jus de laranja, um prato que pela descrição já deixa água na boca. Mas há muito mais. A revista ainda alerta para o facto de o próprio Chef Henrique Sá Pessoa poder ser a pessoa que lhe vai servir o prato ou que simplesmente passa pela sua mesa para dizer "Olá".

Onde: Rua Anchieta, nº 15

Horário:  De terça a domingo, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 23h00

Contacto: +351 213 470 650


Eleven

Restaurante Eleven
créditos: Reprodução Eleven

Um pequeno paraíso escondido no centro de Lisboa, com uma vista de cortar a respiração. O Eleven encontra-se situado junto ao Parque Eduardo VII e o destaque da Vogue, para além da vista, vai para o edifício, moderno e luminoso, para as estrelas Michelin e para o menu de inspiração mediterrânea do Chef Joachim Koerper.

A revista não poupa elogios ao Chef que trabalhou em espaços de renome como o Guy Savoy e o L’Ambroisie, em Paris, e deixa como sugestão de refeição o menu Atlântico.

Onde: Rua Marquês de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues

Horário:  De segunda a sábado, das 12h00 às 23h00

Contacto: +351 21 386 22 11


Loco

Restaurante Loco
créditos: Reprodução Loco

Parece que a Vogue ficou "louca" com este restaurante e não poupou nas palavras ao descrever o trabalho do Chef Alexandre Silva, responsável pelo Loco, situado numa das zonas mais descontraídas da cidade, entre a Lapa e a Estrela.

O sonho de Alexandre Silva traduziu-se num conceito de cozinha aberta, maior do que a sala de jantar, onde os clientes podem observar a confeção dos pratos. O menu, neste caso, os menus de degustação falam por si e deixaram a revista de água na boca. Tudo porque pode escolher entre o "Menu Descobrir", que lhe vai proporcionar o que o restaurante denomina de 14 momentos (4 snacks, 6 pratos, 2 sobremesas) ou o "Menu Loco", a partir de 18 momentos.

Onde: Rua dos Navegantes 53-B

Horário:  De terça a sábado, das 19h00 às 23h00

Contacto: +351 21 395 18 61


Fortaleza do Guincho

Fortaleza do Guincho
créditos: Reprodução Fortaleza do Guincho

Cascais é já ali ao virar da esquina, que é como quem diz, no fim da Marginal ou da A5, a cerca de 30 minutos de Lisboa. E parece que o cenário do hotel Fortaleza do Guincho, situado no cimo de uma falésia, arrebatou a Vogue.

A revista descreve ainda todo o trabalho feito pelo Chef Miguel Rocha Vieira, que assumiu a cozinha do restaurante deste hotel de cinco estrelas, em 2015, e que criou menus de degustação com quatro, cinco e seis pratos. A inspiração marítima é uma grande referência neste restaurante e os menus podem ainda ser acompanhados com um vinho especialmente escolhido para acompanhar essa refeição.

Onde: Estrada do Guincho, 2750-642 Cascais

Horário:  De segunda a domingo, das 12h30 às 15hoo e das 19h30 às 22h00

Contacto: +351 214 879 076


Feitoria Restaurante & Wine Bar

Feitoria Restaurante & Wine Bar
créditos: Reprodução Restaurante Feitoria

De regresso a Lisboa, a última escolha da Vogue vai para o restaurante do Altis Belém Hotel & Spa. A cozinha do Feitoria está a cargo do Chef João Rodrigues e tem, para além de pratos à carta, três menus de degustação à escolha: o Terra, o Tradição e o Viagem.

Nestes menus pode encontrar o melhor do nosso país, desde o peixe mais fresco que o mar pode oferecer, artigos de produção nacional, da carne à fruta, mas também elementos exóticos. Curioso? Parece que a Vogue também ficou.

Onde: Doca do Bom Sucesso, Belém

Horário:  De segunda a sábado, das 19h30 às 23h00

Contacto: +351 210 400 200 ou +351 210 400 207

Veja também: Bairro do Avillez, um espaço "atipicamente" lisboeta e carregado de sabor

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.