Obicà Mozzarella Bar, Pizza e Cuccina é o mais recente inquilino do número 10, da Rua da Picaria, no Porto, e oferece um novo conceito de gastronomia italiana. Obicà significa “Aqui está”, na tradução para o dialecto napolitano, como nos explica um dos murais encontrados na parede do restaurante. O conceito do espaço explora o prazer de partilhar à mesa o melhor da gastronomia italiana, em sintonia com a filosofia food to share que junta amigos e familiares à volta da degustação de pratos de maior ou menor dimensão, bem ao estilo italiano.

Trata-se do primeiro restaurante em Portugal da cadeia internacional Obicà, fundada por Sílvio Ursini,  pioneiro no conceito de restaurante casual italiano moderno, que lançou em 2004, aquele que é considerado o primeiro Mozzarella Bar do Mundo. Com espaços em Itália, no Reino Unido, Japão e Estados Unidos, a Obicà Mozzarella Bar propõe uma oferta gastronómica centrada em especialidades clássicas e pratos deliciosos, confecionados a partir de ingredientes frescos de alta qualidade da tradição italiana, para serem degustadas em refeições mais ligeiras ou em convívios mais demorados.

O primeiro Obicà em Portugal abriu pelas mãos de cinco amigos de longa data que decidiram procurar oportunidades para investir na cidade do Porto. Assim que entramos no espaço foi-nos apresentado o conceito do restaurante e sublinhado que "todos os produtos que vão saborear hoje provêm de Itália, incluindo as águas", todos "excepto o café". Fica a nota.

A maioria dos produtos base são certificados e provêm de Itália, de regiões com denominação de origem protegida, elevando assim a experiência de degustação. A carta é extremamente rica em sabores e aromas estende-se das deliciosas massas às estaladiças pizzas, sem esquecer as irresistíveis sobremesas.

Oriunda das planícies de Campânia, a Mozzarella di Bufala Campana DOP é o produto estrela do restaurante. Elaborada a partir de leite de búfala, a mozzarella serve-se à mesa do Obicà ora Delicada, na versão doce e suave, ora Defumada, com sabor mais intenso e robusto. Há ainda ricotta de bufala - a estrela da companhia, na nossa opinião - bocconcini mozzarella de bufala, Stracciatella Pugliese e Burrata Pugliese, ambas produzidas com leite de vaca com origem em Puglia, no Sul de Itália. 

Foto: Joaquim Pedro Santos

A opção “grand degustazione” junta todas as sugestões de entradas de forma a ser possível experimentar todos os sabores e texturas do melhor da tradição italiana. Regados com azeite de trufa negra são a melhor opção para iniciar estaa experiência gastronómica genuinamente italiana.

Para acompanhar a mozzarrela, o Obicà sugere uma variedade de acompanhamentos, de que se destacam presunto de Parma DOP, Breasola de Vitela de Valtelina IGT, fiambre assado em forno a lenha, beringela di rotonda (beringela vermelha) ou tartar de pomodoro com tomate biológico, entre tantas outras iguarias. A carta convida ainda a experimentar as aromáticas focaccias, de orégãos com  flor de sal de Trapani ou de tomate com manjericão fresco, numa mistura divinal de sabores e texturas.

Foto: Joaquim Pedro Santos

Num restaurante italiano, não poderíamos deixar de experimentar as pizzas. No Obicà este ícone da gastronomia segue a máxima italiana de valorização dos sabores, proporcionando uma experiência de degustação que permite sentir o sabor da massa, do molho de tomate e de cada um dos ingredientes adicionados.

A massa é preparada a partir da faerinha Petra del Molino Quaglia moída na pedra vai a levedar durante cerca de 48 horas, um processo demorado mas que justifica a excelência das oito excelentes sugestões de pizza disponíveis na carta. Das opções, destacamos a pizza Verdure, uma pizza vegetariana à base de legumes, mas cuja Mozzarella fumada dá um toque complexo, numa junção perfeita de sabores.

Os apreciadores de “pasta” encontram no Obicà massa certificada IGT, disponível em diferentes formatos, com ou sem recheio. As opções são variadas, como schiaffoni com tomate orgânico, tortellini feschi, lasanha, trofie al pesto, tagliatelo e linguine. O nosso destaque vai para a tagliolini com trufa negra, uma deliciosa mistura de sabores em plena harmonia entre si.

Foto: Joaquim Pedro Santos

Para finalizar, não poderiam faltar as sobremesas de qualidade superior, como os restantes pratos servidos até aqui. A carta apresenta vários opções desde a torta caprese com gelado italiano, até ao semi-frio de pêssego com crumble de amêndoa, passando pelo delicioso e crocante cannolo de creme. Ainda assim, destaca-se um clássico: o Tiramisú. A mais famosa sobremesa italiana, não é uma novidade ou inovação, mas sobressai aqui pela perfeita harmonia de sabores e texturas que elevam uma sobremesa típica e altamente difundida a um nível superior. 

Foto: Joaquim Pedro Santos

Todos os pratos são harmonizados por uma seleção das melhores marcas italianas, que combina vinícolas renomadas com produtores locais emergentes, num périplo que conta a história da cultura do vinho italiano, de norte a sul do país.

O restaurante está distribuído por dois pisos, com capacidade para 80 lugares, e dispõe de esplanada, sala principal e ainda de um bar que ganhará uma nova vida após a pandemia. O Obicà aposta num design contemporâneo e exclusivo, obedecendo aos padrões de decorações do franchising italiano, que aposta numa paleta de materiais naturais , como blocos de madeira, vidro, ferro e mármore, conferindo-lhe uma identidade visual apelativa e acolhedora.

O Obicà ocupa espaço anteriormente ocupado pelo Mini Bar, de José Avillez e está aberto de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 21h30, à sexta-feira, entre às 12h30 e as 15 horas e das 19h30 à meia-noite, e ao sábado, entre as 13h e as 24 horas. Ao domingo abre às 13 horas e encerra às 22h30. Ao fim-de-semana serve brunchs, entre as 13 e as 17 horas.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.