Juntamente com o takeaway e os kits DIY (Do It Yourself) dos restaurantes, reservar algum tempo para cozinhar em casa é outro elemento muito valorizado durante este último ano de pandemia.

O mais recente estudo da Mastercard revela que 64% dos portugueses melhorou os dotes culinários no último ano e 68% confessou ter dedicado mais tempo à cozinha, em média quase três horas desde o início do primeiro confinamento, mais 63 minutos comparativamente ao período pré-pandemia.

As pessoas procuram consolo nos pratos favoritos da família e, se mais de metade afirma tê-lo feito para apostar numa alimentação mais saudável, o Top Five dos "manjares" feitos pelos portugueses em casa são, em primeiro lugar, o Bacalhau à Brás (43%), em segundo as Bifanas (37%), terceiro o Arroz de Pato (34,8%), na quarta posição, o Caldo Verde (34%) e, o quinto é o Cozido à Portuguesa (29%). Além do lado prático, cozinhar desbloqueou, para 51% dos portugueses, o desejo de levar um estilo de vida mais saudável e, para 43%, de adquirir novas aptidões e passar mais tempo de qualidade com os familiares.

As limitações do confinamento mudaram como e onde os consumidores compram e 27% admitiu que as restrições impostas pelo confinamento motivaram, pela primeira vez, que se fizessem encomendas de produtos em mercearias online e 35% afirma mesmo continuar a comprar online quando as restrições terminarem. Apesar disso, 75% refere ter preferência por adquirir produtos de mercearia em lojas físicas.

"Foram 12 meses desafiadores, no entanto, é reconfortante ver o surgimento de tendências positivas, como o boom culinário que está a acontecer em toda a Europa. O papel central da nossa marca é conectar as pessoas com as coisas que lhes dão alegria, seja através das nossas parcerias, proporcionando experiências únicas ou oferecendo-lhes formas convenientes e seguras de comprar itens do dia-a-dia. No final de contas, tudo isto é Priceless", disse Jeannette Liendo, Senior Vice President Marketing Mastercard Europe.

Em Portugal, o Bacalhau à Brás foi o prato mais preparado em casa. E no resto da Europa? Percorra a galeria e descubra os pratos de comida caseira mais populares no continente.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.