Se há alguns anos era difícil para um vegetariano ou vegan encontrar um restaurante que correspondesse às suas necessidades durante as férias, hoje em dia é bastante mais fácil.

Para quem quer fugir aos habituais destinos de praia, a momondo, motor de busca de viagens, hotéis e carros de aluguer, sugere-lhe alguns locais que o vão deliciar quer seja pela suas histórias, culturas ou pessoas mas, principalmente, por disponibilizarem uma diversidade de iguarias vegetarianas.

Quer seja vegetariano, vegan ou até nenhum dos dois, tem mesmo de visitar estes destinos e descobrir o melhor de cada um.

Cinco cidades que o vão fazer perder a cabeça e, sem dúvida, irão marcar as suas férias de forma apetitosa.

Tóquio - Japão

Tóquio, no Japão, é uma das cidades com maior densidade populacional do mundo. Este destino junta cultura, tecnologia e gastronomia num pacote bastante desafiante.

Aventure-se por uma das torres mais altas do mundo – a Tokyo Skytree –, e faça uma fotografia com visão de 360 graus sobre a cidade. No entanto, se as alturas não são um gosto adquirido então é melhor deixar-se ficar com os pés no chão e aproveitar para fazer uma visita ao Parque de Shinjuku Gyden, onde é possível aproveitar para relaxar numa sombra de uma das muitas árvores existentes.

Após um dia a passear, parta à descoberta por um restaurante vegetariano ou vegan, naquela que é uma das cidades mais dinâmicas. Atreva-se a provar o sushi de couve-de-folhas, os tradicionais lamen, brindando com o Umeshu, um licor feito com frutas ume. Arrisque-se ainda a provar pratos diferentes e conheça um Japão tecnologicamente cultural e que o vai deixar maravilhado através do paladar!

toquio
créditos: Pixabay

Nova Iorque – EUA

Do outro lado do Atlântico encontramos uma das metrópoles mais desinquietas do mundo – Nova Iorque, nos Estados Unidos – com uma diversidade enorme de ofertas de restaurantes que são especializados em produtos de origem vegetal, a pensar nos vegetarianos. As cafeterias para vegetarianos ou vegan contam com opções de leite vegetal, como por exemplo, um capuccino com leite de aveia, e um dos pratos que os nova iorquinos mais adoram é o avocado toast, uma fatia de pão com azeite, abacate mexicano amassado e tempero. Delicie-se ainda com os burritos e quesadillas de abacate frito.

Desloque-se de metro por esta que é considerada uma das cidades mais eletrizantes do mundo, dado ser mais rápido, explore o famoso Central Park e visite as várias galerias de arte. E, claro, não vai deixar de querer visitar os locais tipicamente turísticos como o Empire State Building, a Estátua da Liberdade e a Times Square.

nova iorque
créditos: Pixabay

Toronto – Canadá

A cidade de Toronto, com mais de 5 milhões de habitantes, é uma metrópole com uma essência bastante moderna, onde vai encontrar edifícios altos que se coadunam com os bairros mais alternativos.

Disponha-se a passar pela Yonge-Dundas Square e conheça uma das maiores ruas do mundo, onde poderá visitar várias lojas e explorar o Eaton Centre, que tem ligação direta ao PATH, um sistema de comércio subterrâneo com mais de 30 km de extensão. Suba à CN Tower, uma das torres mais altas do mundo, e faça uma passagem para conhecer a Toronto Islands, um arquipélago que se situa no Lago Ontário e onde poderá explorar atividades ao ar-livre.

Toronto é uma das cidades mais multiculturais do mundo com uma grande oferta gastronómica que se enquadra a qualquer gosto. Seja vegetariano, vegan ou até outro, aqui irá deliciar-se com vários restaurantes que lhe vão oferecer refeições deliciosas. Entre algumas das mais procuradas estão o hambúrguer de lentilhas, hummus (um tipo de patê feito com grão que depois de pronto é adicionado azeite e especiarias), falafel (um bolinho frito) que existe com opções sem glúten e ainda o Unchicken and Waffles (pedaços de proteína de soja de modo que pareçam e tenham gosto de frango frito, além de bem crocantes e suculentos).

toronto
créditos: Pixabay

Berlim – Alemanha

Na Europa, o destaque vai para a cidade de Berlim, na Alemanha, certamente uma das capitais europeias mais interessantes. Descubra uma Alemanha multicultural que lhe oferece muita história, arte, natureza e comida e onde se fala quase tanto inglês como alemão. Comece por fazer uma visita à Ilha dos Museus, que se encontra junto do rio Spree e é uma das zonas mais antigas desta admirável cidade. Aqui irá encontrar alguns dos museus mais emblemáticos como o Museu de Pérgamo, a Catedral de Berlim ou a Antiga Galeria Nacional.

Se lhe apetecer apreciar um pouco mais de paisagem passe pelo Parque Viktoria, que conta com uma cascata que faz parte da vista natural de Berlim.

Seja qual for a opção que tomar, não se esqueça de experimentar os vários restaurantes e saborear as ofertas vegetarianas e veganas que aí existem. Atreva-se a provar o currywurst, a tradicional comida de rua de Berlim que já é facilmente encontrada em versão vegetariana: salsicha vegetariana com molho de tomate e curry.

berlim
créditos: Pixabay

Restaurantes vegetarianos com maior pontuação em cada cidade

Quanto mais restaurantes vegetarianos e vegan aparecem, mais criativos ficam os menus, que à partida poderiam parecer restritivos. Em alguns não encontramos sequer ovos, leite ou manteigas de origem animal mas os menus não se resumem apenas a um interminável desfile de saladas.

Entre os restaurantes com melhor pontuação nas cidades destacam-se o Sougo, em Tóquio, o Divya’s Kitchen, em Nova Iorque, o Pukka, em Toronto, e o Cookies Cream, em Berlim.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.