Nestes destinos, a sua viagem e estadia vai ficar ainda mais completa com uma aula de culinária oferecida pelos anfitriões dos alojamentos.

Prepare o estômago e fique com estas sugestões.

Black Swan Hostel - Sevilha, Espanha

A capital da Andaluzia é o lugar perfeito para experimentar a melhor cozinha espanhola. Com mais de 4.000 bares de tapas, os viajantes poderão especializar-se em especialidades regionais como Salmorejo (uma versão local e ligeiramente mais espessa de gaspacho) ou espinacas con carbanzos (grão de bico e espinafre).

E que lugar melhor para começar a explorar este destino gastronómico do que no seu próprio hostel? Além de ensinar os hóspedes a cozinhar uma paella de dar água na boca, o Black Swan Hostel é muito elogiado pelos clientes pela sua hospitalidade espanhola. Não só oferecem aulas de culinária, como também passeios a pé gratuitos, excursões para ver espetáculos de flamenco e muitos outros eventos que podem ajudar os seus hóspedes a conhecer novas pessoas.

Nomadas EcoHostel - Mérida, México

Capital cultural da Península de Yucatán, Mérida é um tesouro de ruínas maias, arquitetura colorida e música animada. Como um "caldeirão" de culturas que celebra as influências maias e europeias, a cidade é também uma delícia gastronómica que produz combinações deliciosas como Cochinita Pibil, um prato de carne de porco maia fundido com os sabores de laranjas espanholas e Queso Relleno, carne moída envolta em queijo Gouda holandês .

Mérida tem um dos maiores centros históricos das Américas, com as suas ruas resplandecentes com a arquitetura da era colonial. É numa dessas casas coloniais que encontra o hostel Nomadas. A pousada está localizada no que muitos classificam como uma das suas partes favoritas de Mérida, e oferece uma variedade de aulas e outras atividades.

SLA Boutique Hostel - Phnom Penh, Camboja

Embora Phonom Phen possua alguns dos mais belos templos budistas do mundo e a arquitetura icónica de Khmer, é uma cidade que precisa de ser vivida ao máximo. E que melhor maneira de fazer isso do que submergir nos arrojados sabores da culinária local?

Na encruzilhada das influências culinárias tailandesa, vietnamita e chinesa, a culinária do Camboja é mais suave, um pouco mais picante do que a comida tailandesa e rica em ervas frescas e condimentos impetuosos. Para os mais corajosos, há carne polvilhada com formigas vermelhas e tarântula frita. Para aqueles viajantes menos propensos a insetos, mas que ainda querem levar alguns destes sabores exóticos para casa, a equipa do SLA Boutique Hostel pode ensiná-lo a preparar uma maravilhosa salada de papaia.

Casa de Avila - Arequipa, Peru

O gosto moderno por alimentos clássicos peruanos como quinoa, ceviche e bebidas como pisco sour conquistaram a culinária peruana com uma reputação distintamente moderna. No entanto, a herança culinária do país remonta a milhares de anos e combina influências culturais do Império Inca, a proeminente comunidade japonesa do país, bem como influências culinárias europeias.

Não é apenas a rica história que faz do Peru um verdadeiro paraíso gastronómico. Mais de 80 dos 104 ecossistemas existentes na Terra podem ser encontrados no Peru, o que o torna um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Poucos países têm tantas colheitas e espécies dentro das suas fronteiras (incluindo, vários milhares de variedades de batatas!).

A Casa de Avila está localizada em Arequipa, uma cidade com uma cozinha distinta e influenciada pelos espanhóis. Junte-se à aula de culinária da Casa para aprender a preparar pratos locais, como o rocoto relleno, um prato de pimenta recheada que se pensa ter tido a sua origem em Espanha, e a causa, um prato altamente fotogénico de batata em camadas.

Pushkar Cooking Art e Home Stay - Puskar, Índia

Não existe tal coisa como "cozinha indiana". Em vez disso, existem cerca de 30 cozinhas regionais, cada uma com a sua própria paleta de sabores e ingredientes. Rajasthan, uma região árida no norte da Índia, é caracterizada pelas suas especialidades saudáveis e um uso entusiástico de leite, manteiga clarificada (ghee) e leitelho. Provavelmente o prato mais famoso é o delicioso Dal Baati Churma, que consiste em bolinhas de massa que são mergulhadas num ensopado de lentilhas e servidas com um pão especial.

Além de ensinar os hóspedes a cozinhar o Baati perfeito, Shivani e a sua equipa no Pushkar Cooking Art e Home Stay são conhecidos pela sua extrema simpatia.

Sweet Life Community Guesthouse - Ko Lanta, Tailândia

Ko Lanta é o vizinho menos turístico de Ko Phi Phi e é mundialmente conhecido pelas suas praias, águas esmeralda e mergulho. Mas sabia que as influências malaias e indianas do exterior também fazem deste o lugar perfeito para experimentar o curry masaman (estilo muçulmano)?

A cozinha tailandesa não precisa de apresentações, mas para aqueles que procuram introduzir alguns sabores tailandeses no seu repertório, o Mon at Sweet Life oferece um curso de culinária que é muito recomendado.

Fotos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.