Para além do seu vasto património cultural e arquitetónico, a Bélgica é também conhecida por ser a terra-natal dos waffles, das batatas fritas e de algumas das melhores cervejas do mundo, mas há muitos mais pratos e iguarias que deixam qualquer um de água na boca (e uns quilinhos a mais).

Conheça 10 destes pratos típicos belgas na lista abaixo e comece já a planear a ordem pela qual se vai deliciar com cada um na sua próxima visita a este país.


Carbonnades Flamandes / Stoverij

Stoverij

Um exemplo perfeito de comida de conforto e uma versão do Bourguignon de Vaca francês, mas cozinhado com cerveja, em vez de vinho. É acompanhado por batatas fritas.

Waterzooi

Waterzooi

Originário de Ghent, o Waterzooi é um estufado cremoso de peixe feito com base em ovos e manteiga. Hoje em dia é mais frequente encontrar-se a versão com galinha do que com peixe.

Tomates aux Crevettes Grises / Tomaat met Grijze Garnalen

Tomaat met Grijze Garnalen

Um popular aperitivo belga que consiste em pequenos camarões cinzentos (conhecidos como o “caviar do Mar do Norte”) descascados e misturados com maionese. Esta mistura é depois inserida dentro de tomates frios.

Stoemp

Stoemp

Um dos pratos belgas mais típicos, o Stoemp consiste numa mistura de batatas e vegetais esmagados (como couves de bruxelas, cenouras, cebolas e couve). É normalmente servido como acompanhamento ou como entrada juntamente com salsichas e carne estufada.

Sirop de Liège / Luikse Siroop

Luikse Siroop

Esta geleia é feita de sumos de fruta evaporados (maçãs, tâmaras e peras). É ainda mais popular do que a Nutella na Bélgica quando se trata de escolher o que barrar no pão.

Moules-frites / Mosselen-friet

Mosselen-friet

Um prato popular durante o Verão, os mexilhões fritos do Mar do Norte são maiores e mais carnudos que os franceses. São cozinhados habitualmente num caldo clássico de vegetais e vinho branco ou cerveja e servidos com batatas fritas como acompanhamento.

Tarte au Riz / Rijsttaart

Rijsttaart

Esta espécie de quiche doce, originária de Verviers, perto de Liège, tem como recheio um creme feito de uma mistura de arroz e leite, coberto por ovo.

Anguilles au Vert / Paling in't Groen

Paling in't Groen

A tradução para português do nome deste prato seria “enguia em molho verde”. A enguia é cozinhada num molho grosso de ervas, como a azeda e cerefólio, que lhe atribui a dita cor verde.

Speculoos

Speculoos

A bolacha nacional não-oficial da Bélgica. O seu sabor é tão popular que até existem doces e gelados com sabor a Speculoos. Foi criada com o objetivo de celebrar o dia de São Nicolau (6 de dezembro), mas hoje em dia é possível encontrá-la durante todo o ano.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.