Fazer Check-In

Como convém a uma cidade do seu tamanho, Birmingham tem uma infinidade de hotéis, dos mais simples a propriedades de luxo. O Pentahotel, com sete andares e 131 quartos, é um dos mais interessantes da cidade – destaca-se pela decoração moderna nas zonas onde ficam o bar, o restaurante e o lounge. A propriedade fica a apenas dez minutos a pé da estação de comboio e a cinco minutos do Bullring Shopping Centre.

Já se prefere acomodações em estilo boutique num ambiente de arquitetura vitoriana, escolha o The Edgbaston, no bairro com o mesmo nome. O hotel acaba por passar por uma reforma e tem mais 20 quartos contemporâneos e individualmente decorados.

Para quem quer luxo, o quatro estrelas Genting Hotel, situado no coração do complexo de lazer e entretenimento Resorts World Birmingham, é um dos mais indicados. Em 2019, irá ganhar a concorrência do The Grand, um luxuoso hotel de 180 quartos num edifício histórico, com uma piscina infinita na cobertura.

DIA UM

9h - Sabia que Birmingham tem mais quilómetros de canais do que Veneza, todos  repletos de marcos de património industrial maravilhosamente restaurados ou edifícios contemporâneos marcantes? Embarcar num passeio de barco é uma das melhores maneiras de explorar o património da cidade. Existem várias rotas à disposição, que percorrem zonas com empreendimentos modernos, exploram os belos subúrbios da cidade ou avançam no sentido do interior.

11h - Descubra a aventura no coração da cidade no recém inaugurado Bear Grylls Adventure. No calendário de atividades radicais estão desafios de escalada, paraquedismo indoor e mergulho. A adrenalina vai prepará-lo para o resto do dia!

13h - Que tal um cocktail de inspiração botânica – tipo um martini de papoula e romã ou um spritz com sálvia e ruibarbo –, criado a partir de ervas cultivadas nas estufas locais, para acompanhar um almoço saudável num local charmoso? The Botanist tem uma atmosfera tipo jardim secreto, com decoração embelezada com várias bugigangas e arte. O restaurante serve petiscos e grelhados, como os Famous Hanging Kebabs (Os Famosos Kebabs Suspensos, em tradução livre), bacalhau Tandoori, camarão king e kafta de carneiro com geleia de harissa.

15h - Uma das marcas de confeitaria mais famosas da Grã-Bretanha, a Cadbury nasceu em Birmingham. Descubra a história da empresa – além de saborear o máximo de chocolate que conseguir– no Cadbury World, a 20 minutos do centro da cidade. Vai descobrir como o chocolate é feito e acompanhar o trabalho dos chocolatiers. No final, aproveite a grande oferta de guloseimas da maior loja Cadbury do mundo.

17h - Aproveite o ambiente calórico e vá até à Custard Factory, o bairro criativo da cidade, para jogar ou observar uma partida de golfe no Ghetto Golf, onde o cenário mistura desporto com arte graffiti e música. Depois de acertar 18 buracos, tome um cocktail ou dois no elegante bar do local.

19h - Volte ao centro da cidade para uma refeição numa das mais novas experiências gastronómicas de Birmingham, o Pint Shop. Localizado no Bennett's Hill, edifício inaugurado em 1860 no antigo bairro financeiro de Birmingham, o restaurante oferece produtos sazonais britânicos e cervejas locais e nacionais.

DIA DOIS

9h - Vá ao Black Country Living Museum para ter uma visão original de como era a vida no Black Country (a oeste de Birmingham) na época em que a região se transformava numa das primeiras paisagens industriais do mundo. Este fascinante museu a céu aberto está repleto de lojas de época, casas e aldeias originais, com personagens fantasiados para relatar histórias de como era viver e trabalhar na região de Birmingham em meados do século 19. Há também planos para criar uma nova área que conta a história do Black Country dos anos 1940 até os anos 1960.

11h - Além da sua herança industrial bem documentada, Birmingham é conhecida pelo seu património de joalharia e metalurgia. Para descobrir mais, vá ao Museum of the Jewellery Quarter no Jewellery Quarter. O museu é uma perfeita cápsula do tempo, construída em torno de uma oficina de joalharia preservada. Faça uma visita guiada, explore as galerias e assista às demonstrações da arte da joalharia e da ourivesaria antes de explorar o próprio Jewellery Quarter. Além de ser o local ideal para procurar por uma nova pulseira ou um par de brincos, o museu também tem mostras de arte.

13h - Pare para uma refeição rápida no Rose Villa Tavern, no Jewellery Quarter. Descrita como uma "meca vitoriana vintage", a taberna é altamente decorada (imagine lustres feitos com chifres de veado e azulejos coloridos), criando uma atmosfera encantadora para desfrutar de comida clássica, cervejas artesanais e uma ou duas doses das mais de 100 vodcas que constam do menu.

15h - Birmingham tem atraído produtores de TV e cinema há décadas. Um dos maiores sucessos recentemente filmados aqui foi Peaky Blinders, uma série sobre gangsters do início do século 20. Descubra o passado mais sombrio de Birmingham numa excursão a pé inspirada na série. Há várias empresas de turismo que oferecem esta e outras caminhadas temáticas na cidade. A BrumTours, por exemplo, oferece os passeios BrumPubs, Birth of Birmingham e Thousand Trades, que homenageia o rico passado mercantil e industrial da cidade.

17h - Vá ao bairro de Digbeth, uma região descontraída e criativa onde os artistas de rua mudaram a perspetiva das clássicas paredes de tijolo vermelho. Peça uma bebida num dos bares mais novos da região, The Ruin, que recentemente passou a exibir um mapa em estilo mural que mostra 12 bairros da cidade. A obra é chamada “The Digbeth Dozen” e foi criada por Title (Andy Mills), um grafiti de Birmingham, que mostra locais como o Digbeth Dining Club, onde pode provar o melhor da comida de rua às sextas-feiras e sábados.

19h - Birmingham é um dos grandes centros culturais de Inglaterra, com uma forte componente teatral. Visite o Birmingham Repertory Theatre para teatro clássico e contemporâneo; o New Alexandra Theatre pela sua mistura de musicais, comédia, drama e concertos; ou o Midlands Arts Center (MAC), que possui quatro auditórios para apresentar uma ampla gama de trabalhos contemporâneos de vários géneros.

Como chegar: Birmingham tem o seu próprio aeroporto internacional e também é servida por comboios a partir de Londres e Manchester, em viagens de uma hora e meia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.