Londres

Wembley Stadium Tours, Brent

Siga os passos de lendas do futebol como Wayne Rooney, Ashley Cole e David Beckham, explorando a sede da seleção de Inglaterra. O maior estádio do Reino Unido, o Wembley Stadium pode ser visitado num passeio de 75 minutos que permite o acesso aos bastidores, balneários da seleção inglesa, túnel dos jogadores e camarote real. Durante a visita, é possível tirar fotos na cadeira do técnico da seleção na sala da imprensa e ao lado de uma réplica da taça da Emirates FA Cup.

Como chegar: O estádio de Wembley fica a dez minutos a pé da estação de metro Wembley Park London e da estação de comboios Wembley Stadium.

Wembley Stadium Tours
Wembley Stadium Tours créditos: Visit Britain

Chelsea Stadium Tours e Museu, Hammersmith e Fulham

No passeio guiado de 60 minutos pela casa do Chelsea Football Club, conhecida carinhosamente como Stamford Bridge, os visitantes têm acesso a zonas normalmente vedadas ao público, como a sala de imprensa, os balneários do Chelsea e da equipa visitante, o túnel e a escadas de acesso ao relvado, além das famosas arquibancadas e de um museu dedicado à equipa. Há uma série de outros passeios disponíveis, inclusive na companhia de um ex-jogador do Chelsea, onde poderá saber mais sobre a equipa e pedir um autógrafo.

Como chegar: A estação mais próxima do estádio do Chelsea é Fulham Broadway, a dois minutos a pé.

Arsenal Stadium Tours e Museu, Holloway

O estádio do Arsenal Football Club, Emirates Stadium, é um dos mais avançados do mundo, e o terceiro maior de Inglaterra. A visita pode decorrer em diferentes formatos. Pode seguir ao seu próprio ritmo, usando um aparelho audiovisual, ou escolher o VIP Legends Tour, no qual tem a oportunidade de almoçar com um ex-jogador do Arsenal e ter acesso a zonas privadas não incluídas no passeio padrão.

Como chegar: O Emirates Stadium fica a três minutos a pé da estação de metro Arsenal.

Inglaterra

Manchester City Stadium e Club Tour, Manchester

Ao visitar o icónico Etihad Stadium, do Manchester City, poderá explorar uma nova área interativa e descobrir os grandes momentos da equipa desde a sua criação em 1894, além de conhecer o lounge dos jogadores e o sagrado balneário. Tenha uma visão do campo sentando-se na área reservada à direção do clube e sinta a grande emoção do jogo ao sentar-se ao lado da saída do túnel. As visitas duram 70 minutos, com direito à oferta de brindes no final.

Como chegar: A estação Manchester Piccadilly fica a duas horas e dez minutos de comboio da estação Euston, em Londres. Em seguida, um percurso de 10 minutos de autocarro irá levá-lo ao Estádio Etihad.

Manchester United Stadium Tour e Museum
Manchester United Stadium Tour e Museum créditos: Visit Britain

Manchester United Stadium Tour e Museu

Visite os bastidores do estádio do Manchester United, Old Trafford, assim como o Old Trafford Museum. Durante a visita é possível ter uma vista panorâmica do campo e do estádio sentando-se na cadeira de Sir Alex Ferguson, além de visitar locais como os balneários e o túnel. Há várias opções de visita, entre elas o Legends Tour, guiado por um jogador icónico, e o Leisure Cruise Tours, que começa com um passeio de barco no canal do centro da cidade de Manchester, em torno dos Salford Quays.

Como chegar: A estação Manchester Piccadilly fica a duas horas e dez minutos de comboio da estação Euston, em Londres; Em seguida, um percurso de 30 minutos de comboio, elétrico ou autocarro irá levá-lo ao Etihad Stadium.

Escócia

Hampden Park Stadium, Glasgow

O estádio da seleção da Escócia, Hampden Park, também é a sede da equipa amadora Queen's Park Football Club. Com capacidade para 52 mil pessoas, acolhe regularmente grandes jogos, como os das competições Scottish Cup e Scottish League Cup. O passeio pelo estádio dá aos visitantes a oportunidade de explorarem o Hampden Park da mesma forma como os jogadores o fazem em dia de jogo, percorrendo os caminhos subterrâneos, os balneários e o túnel ao som do famoso "Hampden Roar" da claque, entre outras atrações. É possível ainda tentar marcar um golo, ver a velocidade da bola quando chuta e receber um certificado especial.

Como chegar: A viagem de comboio entre a estação Euston, em Londres, e a estação central de Glasgow dura quatro horas e meia; Depois, terá de apanhar outro comboio até às estações de Mount Florida ou King's Park.

Irlanda do Norte

Windsor Park Stadium Tour e Heritage Centre, Belfast

A casa da seleção da Irlanda do Norte e dos jogadores da equipa semiprofissional Linfield Football Club é o Windsor Park, o palco das emocionantes finais da Irish Cup e da Irish League Cup. As visitas incluem passeio guiado de uma hora pelo estádio e outra hora a explorar as exposições do Irish Football Association Education e Heritage Centre, que detalha a história do clube desde 1880. Os artefatos históricos e interativos em exposição ajudam a reviver jogos dramáticos, como a famosa vitória sobre a seleção inglesa em 2005.

Como chegar: O aeroporto internacional de Belfast fica a uma hora de voo a partir de Londres.

Cardiff City Stadium Tours
Cardiff City Stadium Tours créditos: Visit Britain

País de Gales

Cardiff City Stadium Tours, Cardiff, sul do País de Gales

Situado no distrito de Leckwith, em Cardiff, o estádio é a casa do Cardiff City Football Club e da seleção do País de Gales. Uma organização de solidariedade independente organiza passeios regulares no estádio, através de guias experientes. Conheça o lugar onde o clube fez história quando entrou na Premier League e explore espaços normalmente não abertos ao público, como o túnel, as escadas, os balneários e zonas com vistas impressionantes do campo.

Como chegar: Cardiff fica a pouco mais de duas horas de Londres de comboio.

Fonte: Visit Britain

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.