Trazemos-lhe apenas alguns dos melhores percursos que pode fazer nos dias longos de verão. Veja a fotogaleria.

Lady Mary’s Walk, Crieff, Perthshire - Curta distância

A floresta verdejante e as vistas tranquilas à beira rio, ao longo das margens do rio Earn, cumprimentam os amantes das caminhadas ao longo deste belo trilho de seis quilómetros.

Com o nome de Lady Mary Murray, cuja família era proprietária de terras locais no início do século XIX, a caminhada irá levá-lo a passar por uma antiga linha férrea, uma pequena praia e elementos charmosos, como bancos com poemas esculpidos.

A variedade de árvores ao longo da caminhada - algumas com mais de 150 anos - é sublime, variando entre faia e carvalho, lima e castanheiros.

Os passeios também o levam a Laggan Hill - um ótimo local para uma paragem para recuperar o fôlego e voltar a admirar a paisagem circundante.

Como chegar: As estações de comboio mais próximas são em Perth e Gleneagles, depois apanhe um autocarro ou aluge um carro para Crieff.

Loch Ness 360°, Highlands - Longa distância

Um novo trilho à volta da circunferência deste famoso lago nas Terras Altas da Escócia deverá estar pronto neste verão, e irá chamar-se Loch Ness 360 °.

A secção de 3,6 km do Trilho Sul do Lago Nesss irá ligar-se ao Great Glen Way, que encabeça o lado norte do lago. Ao longo de aproximadamente 112 quilómetros no total, devidamente sinalizados, encontra várias pousadas e B&B onde poderá descansar, bem como alguns locais históricos.

A caminhada começa em Inverness, segue pelo Great Glen Way, no lado norte do Lago Ness, passando por Drumnadrochit e Invermoriston, até à bela cidade de Fort Augustus. Depois, apanhe a South Loch Ness Trail de volta para Inverness.

Como chegar: São cerca de 25 minutos de autocarro a partir de Inverness e 3,5 horas de comboio de Edimburgo.

John Muir Way, Escócia central - Longa distância

Este percurso tem cerca de 216 quilómetros, uma rota de costa a costa onde os visitantes encontram tanto belas paisagens quanto antigas paisagens industriais e urbanas da Escócia.

Apesar da caminhada ser longa, há vários locais onde pode fazer uma pausa, além de que a maior parte da rota é plana.

Irá passar pela barreira Antonine Wall construída pelos romanos, pelos canais abandonados e pelas famosas margens do Loch Lomond.

A maioria dos visitantes percorre o sentido oeste-leste em dez estágios, da costa de Helensburgh a Dunbar, onde o próprio Muir (que era famoso por defender o Parque Nacional de Yosemite dos EUA) cresceu.

Como chegar: Há comboios diretos que ligam Helensburgh a Glasgow em 45 minutos e Dunbar a Edimburgo em 25 minutos.

Arthurs Seat, Edimburgo - Curta distância

Nesta curta caminhada, suba a partir de Royal Mile de Edimburgo até o Arthur's Seat, no Holyrood Park, na capital escocesa. Um antigo vulcão, o Arthur’s Seat fica a 251 metros acima do nível do mar, resultando em incríveis vistas panorâmicas sobre Edimburgo.

Irá precisar de alguma energia para subir até o Arthur’s Seat. Se procura um percurso mais fácil e com vista sobre a cidade, opte por uma caminhada pelos Salisbury Crags.

No entanto, se optar por caminhar até ao Arthur's Seat, as recompensas são ótimas - assim como as vistas, pode visitar a Capela de Santo António do século XV e Duddingston Loch.

Como chegar: De autocarro ou através de uma caminhada até ao Parque Holyrood a partir do centro da cidade.

Falls of Clyde e New Lanark, Lanarkshire, Sul da Escócia - Curta distância

Descubra cascatas e passeios convidativos à beira rio nas Cataratas de Clyde, que pode alcançar através do histórico New Lanark, Património Mundial da UNESCO.

A rota também leva os visitantes por um desfiladeiro arborizado, campos e bosques, bem como a uma área de observação de falcões peregrinos.

Como chegar: O comboio demora uma hora de Glasgow a Lanark, que fica a 2,5 km de New Lanark, e depois é apanhar um autocarro.

Loch Morlich, Parque Nacional de Cairngorms Highlands

Ao andar em torno de Loch Morlich, situado no coração da floresta de Glenmore, terá vistas extraordinárias sobre as montanhas do norte de Cairngorm.

Esta rota é ainda mais charmosa devido à grande diversidade do ambiente natural. Aqui encontrará vários cenários: montanha, praia e floresta.

Como chegar: Apanhe o comboio para Aviemore, a partir de Galsgow, e em seguida apanhe um autocarro ou táxi (20 minutos).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.