Uma pesquisa efetuada pela Phocuswright descobriu que 30% dos viajantes com idades entre os 18 e os 34 anos são influenciadas por conteúdos em vídeo e críticas quando pretendem escolher a sua próxima viagem, comparativamente com outros fatores, como fotografias de viagens de amigos ou publicidade.

A pesquisa foi realizada a viajantes europeus e os dados demonstram que os que se encontram na faixa etária a seguir, entre os 35 e os 54 anos, são também dos que mais se deixam influenciar pelas opiniões online (comentários), com cerca de 38%.

O grupo etário mais jovem, e de acordo com a pesquisa, é, sem grandes surpresas, aquele que usa duas vezes mais as aplicações móveis durante uma viagem (para pesquisar, ler comentários e fazer reservas online) em comparação com outras faixas etárias. Aliás, quase dois terços destes viajantes têm pelo menos uma aplicação de viagens no seu telemóvel, comparativamente com os 43% e 52% para os +55 anos e 35-54 anos respetivamente.

Apesar da popularidade das aplicações entre os jovens de 18 e 34 anos, a internet móvel é ainda mais popular, cerca de três vezes mais, e imprescindível para pesquisa de sites de viagens e locais de interesse, assim como ler as opiniões dos outros viajantes.

A Phocuswright revela, ainda, que as reservas em hotéis são o segundo serviço mais comprado (50%) através de aplicações móveis, em comparação com outros bens de consumo, como produtos eletrónicos, desporto e saúde, e restaurantes.