A geografia humana e sensível de dois continentes mostra-se em 50 retratos que, nas palavras do seu autor, foram captados numa “descoberta de quem somos, a tentar perceber a diversidade que nos deveria unir, mas que, tantas vezes e quase sempre, nos separa”.

Num registo exclusivamente a preto e branco, surgem retratados, entre outros, devotos em oração na cidade sagrada de Varanasi, membros da comunidade Mursi da Etiópia, ou ainda um bailarino da dança ritual indonésia do Barong, na qual se joga o eterno confronto ente o bem e o mal, como deixam antever as pinturas faciais e impressionantes esgares dos seus intérpretes.

Veja aqui algumas das fotos que vão estar em exposição:

Economista de formação, João Martins Pereira é um fotógrafo com particular interesse pela fotografia de viagem, de rua e de vida selvagem. Viajante apaixonado, cultiva o retrato espontâneo de rua, focando-se no elemento humano, na sua diversidade cultural, étnica e geográfica. “Faço retratos de rua, espontâneos. Surgem inesperadamente quando alguma força estranha me atrai. Um momento, um sentimento, uma emoção genuína que vem de outros olhares ao encontro do meu. Não há segunda oportunidade, não é possível encenar nem refazer”.

Exposição “Tanto Mundo” - Fotografia de João Martins Pereira
Inauguração | 13 de julho | 18h30
Até 10 de setembro
Horário: terça-feira a domingo | 10h00-18h00
(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00, com entrada gratuita a partir das 18h00)
Preço: 6 €