A empresa Centauro Rent a Car desenvolveu um estudo, junto dos viajantes portugueses, sobre viagens e música. Segundo o estudo, os portugueses costumam partilhar as suas escapadelas em família (43,99%) ou em casal (33,96%), duas a três vezes ao ano, com uma duração de três a quatro dias. Nas suas viagens preferem organizar férias em destinos nacionais: a região do Algarve é a preferida, seguida de destinos urbanos como Porto e Lisboa.

As viagens pedem música e o estudo revela que Lady Gaga, The Rolling Stones, David Guetta e 50 Cent são os principais artistas selecionados nos percursos de carro dos portugueses. Os que responderam à pesquisa lançada pela Centauro Rent a Car, disseram que o pop é o seu género musical favorito, com 31,28% dos votos.

Em segundo lugar, e demonstrando que os clássicos nunca falham, o rock surpreende com 17,38% dos votos. Fazem também parte das escolhas favoritas para viajar os The Rolling Stones, Xutos e Pontapés e os Guns 'n' Roses.

A música alternativa/ indie está posicionada na terceira posição com 4,37%, com artistas como os The National, The Arcade Fire e Arctic Monkeys, como mais um dos géneros que predomina entre os entrevistados.

O resto dos géneros musicais são a música reggaeton (2,38%), eletrónica e dance (3,08%), música pertencente a bandas sonoras (1,19%), rap (2,48%), cantor e compositor (1,09%), clássicos (0,70%), e canções infantis (0,70%), entre outros (3,28%).

Questionados pelas músicas que os motivam mais quando estão em viagem, os portugueses destacam "Shape of You" por Ed Sheeran (51.42%) na seção pop, "Hotel California" dos Eagles (43.50%) no rock, "Are you Mine?” dos Artic Monkeys (18,29%), na música indie.

Em relação ao modo como gostam de ouvir música enquanto viajam, a opção de preferência é o Spotify, seguido da rádio, do USB e do Youtube.

Fonte: Centauro Rent a Car