A Quinta do Almaraz foi descoberta em 1987 e é um dos maiores e mais bem conservados povoados de ocupação fenícia da Península Ibérica.

Para conhecer este valioso património, com vestígios que remontam há cerca de 2700 anos, a Câmara Municipal de Almada organiza o dia aberto, a 21 de abril, sábado, a partir das 10h.

Todas as atividades são gratuitas, mas algumas requerem inscrição (Divisão de Museus e História Local/Tel.212 734 035).

Esta iniciativa insere-se no âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e do Ano Europeu do Património Cultural.

10h00 e 16h00
VISITAS GUIADAS COM ARQUEÓLOGOS
Uma visita que percorre o sítio arqueológico e onde se conta e explora a história da Quinta do Almaraz, desde a chegada dos fenícios, há mais de 2500 anos atrás, até à atualidade.

Destinatários: Todos | Sujeito a inscrição prévia.

10h30
OFICINA DE TECELAGEM
Participe numa oficina de tecelagem artesanal, uma antiga atividade que se mantém até aos nossos dias, num lugar em que se respira a natureza e se descobre a história. Uma atividade para adultos e crianças partilharem momentos de descoberta, criatividade e diversão.

Destinatários: Famílias com crianças entre os 5 e os 11 anos | Sujeito a inscrição prévia.

15h30
ATELIER DE OLARIA
Atividade onde se observam artefactos cerâmicos recolhidos no sítio arqueológico da Quinta do Almaraz e se desperta a criatividade dos participantes, através da construção e decoração de uma peça de barro, inspirada nos objetos encontrados nas escavações arqueológicas.

Destinatários: Todos | Participação por ordem de chegada.

17h00
COMO NASCE UMA ÂNFORA?
Venha descobrir como os fenícios faziam a loiça do dia-a-dia e os contentores utilizados para o comércio de vinho, azeite e outros alimentos. Esta é uma demonstração que convida todos a viajar no tempo, até ao século VIII antes de Cristo.

Destinatários: Todos | Participação por ordem de chegada.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.