Múmias conservadas em criptas? Uma freira que viveu como uma princesa? Museus esquecidos no tempo e mártires em terra alheia? Estas são algumas das histórias que Anísio Franco, historiador de arte e conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, partilha no livro "Lisboa Desconhecida & Insólita" (Porto Editora).

Ao longo de quase 200 páginas acompanhadas de fotografias e gravuras, o autor mostra o lado secreto da cidade de Ulisses, revelando histórias crípticas, factos curiosos ou episódios rocambolescos (como uma coleção de peles tatuadas ou uma tiara real desaparecida).

As histórias que aqui vai encontrar iluminam um pouco das sombras projetadas pela luz de Lisboa, que escondem episódios por vezes de um realismo cru, outros ainda envoltos numa ironia hilariante e ainda alguns que lhe poderão causar arrepios.

O livro chega às livrarias no dia 19 de outubro e no mesmo dia será lançado no Palácio Foz (Praça dos Restauradores), a partir das 18h00.

Lisboa Desconhecida & Insólita
Lisboa Desconhecida & Insólita créditos: Porto Editora

Anísio Franco é licenciado em História da Arte e conservador no Museu Nacional de Arte Antiga. Tem desenvolvido vários estudos no campo da História da Arte em Portugal e comissariou várias exposições de arte em Portugal e no estrangeiro. Paralelamente, tem guiado inúmeras visitas de teor cultural, pela cidade de Lisboa, pelo país e pelo mundo desde, pelo menos, 1988.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.