Quando chega ao aeroporto, provavelmente já está a pensar que se esqueceu de alguma coisa que deveria ter trazido dentro da mala. Na preparação de uma viagem há sempre muita coisa em que pensar e planear. Por isso, acaba por ser normal esquecermo-nos de uma coisa ou outra.

A sunshine.co.uk, plataforma online de reservas de voos e hotéis, realizou um estudo precisamente para saber quais os objetos que mais são deixados para trás pelos viajantes.

A pesquisa foi feita a 1.855 residentes no Reino Unido, acima dos 18 anos, e que tinham feito férias no estrangeiro nos últimos 12 meses. Quando interrogados sobre "se planearam colocar qualquer coisa na mala mas que acabaram por se esquecer?", 75% por cento dos inquiridos respondeu que sim.

Foi então perguntado que tipo de objetos se tinham esquecido, e esta é a lista dos 10 que mais frequentemente ficam para trás:

1. Protetor solar 53%

2. Escova de dentes 41%

3. Câmara 39%

4. Coisas de casa de banho 33%

5. Roupa interior 30%

6. Adaptadores para equipamentos eletrónicos 26%

7. Fato de banho 22%

8. Óculos de sol 19%

9. Medicamentos 17%

10. Telemóvel 15%

Felizmente, apenas 4% disseram esquecer-se do passaporte.

E quanto custa a um viajante o esquecimento?
Aos que se tinham esquecido de colocar um destes objetos na mala, foi-lhes perguntado se tinham acabado por comprar no aeroporto ou no momento em que se aperceberam do esquecimento. A maioria, 84%, afirmou que sim. E quanto gastaram na compra desses itens? A resposta média foi de 26,50 libras (cerca de 30 euros).

Os participantes no estudo também foram inquiridos sobre o tempo que habitualmente demoram a fazer a mala para uma viagem internacional. Em média, os homens demoram 30 minutos, enquanto que as mulheres gastam cerca de 3 horas. A pesquisa revela que os homens são mais propícios a esquecerem-se de alguma coisa (57%), comparativamente com as mulheres.

A Sunshine.co.uk deixa um conselho: faça uma lista de todas as coisas que necessita para as suas férias e marque-as à medida que as vai colocando na mala. E antes de fechar a mala, certifique-se que o que está na lista também está dentro da mala.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.