Esta ferramenta pretende dar a conhecer o potencial deste mercado e ajudar a melhorar o acolhimento do público LGBTQ nos destinos europeus.

A GLTAF explica que o guia foi elaborado a partir de um estudo online, que contou com a participação de consumidores LGBTQ de cinco países - Brasil, China, Japão, Rússia e EUA -, além da opinião de 16 especialistas no mercado, que ajudaram a compreender como funciona a procura no segmento.

“Ao partilharmos dados e recursos sobre o segmento LGBTQ com a indústria das viagens, podemos construir uma maior compreensão sobre a nossa comunidade”, afirma John Tanzella, CEO e presidente da IGLTAF.

Peter de Wilde, presidente da ETC, sublinha que promover o apoio à inclusão LGBT é não só uma oportunidade de crescimento económico, mas também de desenvolvimento cultural para os destinos turísticos.

As conclusões mostraram que a Europa conta com uma posição consolidada neste mercado, sendo vista pela comunidade LGBTQ como o mais “liberal e socialmente progressivo destino”, apesar de algumas partes da Europa ainda oferecerem um ambiente hostil para os turistas LGBTQ.

O estudo apurou também que 80% dos entrevistados têm um forte desejo de visitar a Europa e esperam fazê-lo nos próximos três anos, enquanto 92% dos que já visitaram a Europa esperam repetir a visita.

A maioria dos participantes no estudo mostra-se preocupado com a forma como os cidadãos LGBTQ são tratados nos países europeus, valorizando os destinos com mente aberta, onde os homossexuais são aceites. A comunidade LGBTQ valoriza principalmente os países que permitem o casamento e a união entre pessoas do mesmo sexo. Os eventos dedicados à comunidade LGBTQ, as experiências de luxo e o convívio com a comunidade local são outros aspectos valorizados.

O guia é gratuito e pode ser acedido através dos sites da ETC e da IGLTAF.

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