De acordo com dados divulgados pela AirHelp, 30% dos voos partiram com atraso do Aeroporto de Lisboa em 2017. O valor é mais elevado do que a média de atrasos nos principais aeroportos da Europa, por exemplo, em Madrid foi 18% e em Frankfurt, 27%.

Assim sendo, fica em Lisboa o aeroporto português com mais atrasos - são contabilizados os voos que chegam ao destino mais de 15 minutos depois do horário previsto - mas também é o aeroporto de onde partem mais voos. Em segundo lugar está o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada (29%), nos Açores.

Os aeroportos do Porto e de Faro melhoraram a sua taxa de pontualidade em relação à análise do ano de 2016. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro atingiu 79% na taxa de pontualidade e o Aeroporto de Faro conseguiu chegar aos 84%. O Aeroporto da Madeira manteve o mesmo número na taxa de pontualidade: 82%.

Segundo a AirHelp, empresa especializada em ajudar clientes aquando de atrasos e problemas nos voos, segunda-feira é o dia da semana em que os voos em Portugal são mais pontuais. Quinta-feira, pelo contrário, é o dia que regista mais atrasos. No que toca aos horários, os voos que partem de noite/madrugada são mais pontuais e os que partem no horário da tarde são os que registam mais atrasos.

Em 2017, o número de partidas dos aeroportos portugueses aumentou para 185 mil contra cerca de 165 mil em 2016.