A par da mostra de locais, gastronomia e destinos, a BTL é também uma oportunidade para planear as férias, sejam de curta ou de longa duração. A 31ª edição da feira irá contar com a presença de destinos nacionais e internacionais únicos, experiências, campanhas de reservas, promoções e descontos.

Uma das grandes novidades desta edição é a BTL Cultural - where culture meets tourism, um espaço dedicado à cultura e à divulgação dos agentes culturais enquanto promotores do setor turístico.

Desenvolvida em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a BTL Cultural terá programação própria para os dias de profissionais. Nos dias para o público, cada entidade cultural presente foi convidada a realizar ações próprias.

BTL

Como está organizada a BTL

Os primeiros dois dias são dedicados aos profissionais do setor do turismo, abrindo ao público em geral na sexta-feira às 17:00.

No espaço da FIL, o pavilhão um abre com Lisboa, o destino nacional convidado na edição de 2019, e conta com as restantes regiões de Portugal (Alentejo, Algarve, Norte, Centro, Açores e Madeira).

Lisboa
Lisboa é o destino nacional convidado desta edição créditos: Pixabay

Já a entrada do pavilhão dois está reservada para o Seixal, o município convidado deste ano, o qual tem procurado desenvolver a vertente turística, promovendo a baía integrada no estuário do Tejo e a extensa frente ribeirinha.

Ainda neste pavilhão, além da BTL cultural e dos outros municípios, estará também localizada a animação turística e a gastronomia.

No pavilhão três vai estar localizada a BTL LAB, que representa a inovação no turismo e dá a conhecer 40 ‘startups’.

Por fim, no pavilhão quatro encontram-se as agências de viagens e destinos internacionais, destacando-se algumas novidades como Goa - que este ano vem diretamente (a Índia já costumava estar presente) ou as Seychelles, por exemplo. Macau é o destino internacional convidado.

5. Macau, China
Macau é o destino internacional convidado créditos: Pixabay

Inovação e tecnologia ao serviço do turismo

À semelhança do ano anterior, a BTL continua a apostar na BTL LAB que em 2019 se expande em conteúdos e inovação. A BTL LAB é um espaço dedicado à divulgação de empresas que atuam no sector da Inovação no Turismo e que nesta edição ocupa uma área de 810m2, duplicando a do ano passado, no Pavilhão 3. Para além de mostra de Startups, o LAB é um palco de debate, tendências e troca de experiências sob o tema da inovação e da tecnologia.

Dos Passadiços do Paiva à Madeira, Portugal é o melhor destino do mundo - conheça os 16 prémios conquistados
Dos Passadiços do Paiva à Madeira, Portugal é o melhor destino do mundo - conheça os 16 prémios conquistados
Ver artigo

A dinamização desta área está a cargo de entidades como o Centro de Inovação do Turismo, projeto-âncora do Programa Turismo 4.0, iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal.

“Estamos muito orgulhosos das novidades da BTL em 2019, quer com a BTL Cultural quer com a dimensão da BTL LAB. Cultura e Inovação são dois conceitos imprescindíveis para a dinamização e divulgação do setor turístico. A BTL LAB foi definitivamente uma aposta ganha e nesta edição as propostas e debates vão certamente juntar muitos profissionais e público em torno de uma área dinâmica e cheia de vida”, explica Fátima Vila Maior, Diretora de Feiras da FIL, em comunicado.

"É para nós muito gratificante, ao fim de vários anos, termos uma BTL que, não só superou as nossas expectativas de aquisição, como é a maior BTL de sempre", reforçou Fátima Vila Maior.

Com Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.