É já no dia 6 de dezembro que o ESPACIO 5.1, no IFEMA (Instituição de Feiras de Madrid), acolhe a primeira grande exposição com obras de Banksy, um artista de rua que vive sob o anonimato e que recentemente esteve nas bocas do mundo ao destruir uma cópia de uma obra que tinha acabado de ser licitada por 1.2 milhões de euros, durante um leilão de arte contemporânea promovido pela Sotheby’s.

Essa mesma obra (Menina com o balão) passou a chamar-se ‘o amor está no lixo’ e a licitadora decidiu manter a sua decisão de adquirir a obra pelo valor que anunciou. Alguns especialistas acreditam que esta foi uma manobra de marketing de Banksy, arquitetada em conjunto com a leiloeira. Na exposição de Madrid estará a serigrafia original da obra ‘Menina com o balão’ (variação de um célebre mural de 2002, em Londres).

Esta história serve apenas para ilustrar a influência de Banksy na arte contemporânea, ele que sempre lutou contra o capitalismo. Quando a mesma exposição esteve em Moscovo e São Petersburgo, com preço de entrada a 25 euros, o artista inglês escreveu no Instagram: "O que raio vem a ser isto?. Não acho que seja a melhor pessoa para criticar alguém que exibe imagens sem ter autorização." Mais de meio milhão de russos pagaram os tais 25 euros para ver as suas obras.

A exposição 'BANKSY. Genius or Vandal?’ [Génio ou vândalo] é um compêndio de 70 obras originais do artista, doadas por colecionadores particulares de todo o mundo e com a colaboração da Lilley Fine Art - Galeria de Arte Contemporânea.

Haverá também no lugar um espaço audiovisual, para uma experiência imersiva, que ajudará os visitantes a perceberem mais quem é o artista e o porquê de estar envolvido em controvérsia.

Nas palavras de Alexander Nachkebiya, curador da exposição, "Banksy adquiriu a categoria de fenómeno e é um dos artistas mais brilhantes e importantes do nosso tempo. As suas obras são um desafio, um protesto, um mosteiro e uma desobediência à lei… Queremos que os visitantes desta exposição consigam descobrir por si próprios quem é realmente Banksy: se um génio ou um vândalo.”

Pode saber mais informações da exposição e comprar os bilhetes através do site oficial.

E se pensa em viajar até à capital espanhola para ver esta exposição, consulte aqui o nosso roteiro de Madrid para planear a sua viagem da melhor maneira.

Veja ainda na galeria de fotos algumas obras emblemáticas de Banksy espalhadas pelo mundo: