A programação arranca no domingo, dia 15, com o workshop de Tambor Nanta, uma das danças com instrumentos musicais mais populares da Coreia. O traje tradicional da Coreia, o Hanbok, que se caracteriza pelas cores vibrantes, protagoniza um desfile com a assinatura do estilista Youngjin Jin.

No mesmo dia decorre também uma Experiência de Hanbok, na qual os participantes podem trajar a rigor e tirar uma fotografia como recordação da sua “viagem à Coreia”. Esta experiência estará disponível durante toda a semana.

Um encontro entre a música tradicional coreana e o K-Pop, no workshop de Pansori, e a exibição do aclamado filme “Primavera, Verão, Outono, Inverno … e Primavera”, do realizador sul-coreano Kim Ki-Duk, são outras sugestões para esta tarde.

Experiência Hanbok
Experiência Hanbok Experiência Hanbok créditos: Museu do Oriente

Já no dia 16, destaca-se o espetáculo lírico e coreográfico “Flor da Alma - Li-Tsi”, interpretado pelo Grupo Oulime e com direção da coreógrafa Jae Hyun Na. É retratada a história do trágico amor entre Li-Tsin, uma dançarina da corte e o seu amante francês, misturando história, lenda e o encontro de duas culturas, ao som de instrumentos tradicionais coreanos e clássicos ocidentais.

Ao longo da semana há ainda muitas outras sugestões para descobrir no Museu do Oriente, como os workshops de Bojagui (patchwork tradicional da Coreia), de Dança, de Caligrafia Hangeul, Máscaras Talchum, as técnicas artísticas de Hanji Gongye, Taekwondo, Flauta de Bambu Danso ou Dança de Ganggangsullae (Património Oral e Imaterial da Humanidade).

Caligrafia Hangeul
Caligrafia Hangeul Caligrafia Hangeul créditos: Museu do Oriente

A Semana da Cultura Coreana termina na sexta-feira, dia 20, com uma conferência pelo embaixador da República da Coreia em Portugal, Chul Min Park. Com o tema “A Minha Coreia”, irá abordar o passado e presente do país e também a sua visão para o futuro do território.

As atividades que integram a Semana da Cultura Coreana são de participação gratuita, mediante inscrição, excepto a Experiência de Hanbok e os workshops de dia 15 de outubro, que são organizados por ordem de chegada.