No ano em que a Disneyland Paris celebra o seu 30º aniversário com novos espetáculos e muitas novidades, muitos portugueses estão a planear passar as férias da Páscoa na cidade da luz.

O que saber antes de viajar para Paris

Atualmente, os viajantes só precisam de apresentar o Certificado Digital Covid da União Europeia (UE) para entrar em França e, caso cheguem de avião, terão de preencher o formulário de localização de passageiros, uma medida também praticada no aeroportos nacionais.
Para mais detalhes,  consulte o site do Ministério dos Negócios Estrangeiros de França aqui.

Onde devo usar máscara?

O governo francês acabou com a maioria das restrições ligadas à COVID-19, contudo, mantém-se a obrigatoriedade de usar máscara nos transportes e hospitais, não sendo obrigatória na maioria dos locais públicos e locais de trabalho em França.

O que é sempre boa ideia ver em Paris

É sempre boa ideia ver a Torre Eiffel, que cresceu seis metros e está com 133 anos ; o Jardim de Tuileries; o Quartier Latin (nem que seja para ver o que mudou), o Montmartre e o Sacré-Cœur.

O Quartier Latin de Paris já não é o que era. Centro de conhecimento da capital francesa perde livrarias
O Quartier Latin de Paris já não é o que era. Centro de conhecimento da capital francesa perde livrarias
Ver artigo

Também é boa ideia apreciar o icónico Grand Palais, bem como espreitar a Fundação Louis Vuitton. Mesmo que não seja fã da moda de alta costura, o edíficio merece ser visto (é uma obra de arte).

O Palácio de Versalhes fica a cerca de 40 minutos do centro de Paris, mas vale (mesmo) a pena visitar. A Île de la Cité e a Catedral de Notre-Dame são, sem dúvida, de passagem obrigatória.

Há que ver o Arco do Triunfo, que tal como a Torre Eiffel, simboliza Paris. Não deixar de passar pela Praça de La Concorde e pelos Campos Elísios.

O que fazer em Paris

Sugestões e atividades não faltam. Eis algumas:

- Esplanadar no famoso e mítico Café de Flor, que fica no Boulevard Saint-Germain.

- Descobrir obras (e perder-se) no incrível Museu do Louvre. Dúvidas sobre se é ou não é incrível? Aprenda 10 curiosidades sobre o espaço aqui.

- Ir a um espetáculo num destes dois cabarets: Moulin Rouge ou Lido;

- Fazer compras (ou ver montras) no bairro Marais, Avenue Montaigne e Rue du Faubourg St. Honor. Espreite ainda as opções da Galerie Vivienne;

- Faça uma refeição no famoso bristô Le Comptoir du Relais (preço médio entre 40 e 50 euros);

- Perca-se pela cidade a pé;

- Jantar com vista para a Torre Eiffel. O restaurante Les Ombres, no topo do Musée du Quai Branly, pode ser uma opção a considerar (preço médio 85 euros).

- Fazer uma tour pelos macarons da Ladurée (caramelo com flor de sal), Pierre Hermé (‘sample rose’) e da Gérard Mulot (gengibre e laranja).

- Deliciar-se com alguns dos melhores crepes do mundo. Saiba onde aqui.

- Visitar os cenários da série Emily in Paris;

- Assistir ao nascer do sol no Sacré Coeur (caso o seu esteja limpo). Para o The Travellight World, "é maravilhoso".

- Provar o Crème Brûlée, sobremesa preferida da personagem Amélie no filme Le fabuleux destin d'Amélie Poulain), no Café des 2 Moulins (Rue Lepic, 15);

- Passear pelos jardins do Museu Mordin;

- Fazer um piquenique nos Jardins de Luxembourg  (se o tempo permitir);

- Apreciar as portas de Paris enquanto passeia. Depois, diga-nos aqui se Paris tem ou não as portas mais bonitas do mundo.

- Jantar nas Galeries Lafayette.

Factos interessantes sobre Paris que (provavelmente) desconhece

A Susana Sousa Ribeiro revelou-nos factos interessantes e peculiares que contribuem para que esta seja uma cidade tão incrível.

Sabia que Paris, que se destaca no mundo da moda, teve uma lei que proibia as mulheres de usarem calças até 2013?  Percorra a fogaleria para descobrir outras curiosidades:

Como chegar a Paris:

A melhor forma de ir para Paris a partir de Portugal é de avião, mas também existem autocarros, contudo, as viagens são demasiado longas (entre 24 a 29 horas).

Dica para quem viaja de avião:
Se viajar para esta cidade francesa de avião, siga a sugestão do Volto JÁ e opte por um dos aeroportos mais próximos de Paris: Orly ou Charl de Gaulle, especialmente, se ficar poucos dias na cidade do amor. Assim, gastará menos tempo até chegar ao centro da cidade.

Para o centro, apanhe um comboio ou, caso seja uma família numerosa (4 ou 5), considere alugar um carro.