A pandemia está a manter-nos nós longe dos museus e galerias de arte a nível mundial. As pessoas começaram a recorrer à internet como a única forma de ver o trabalho de tantos artistas mundialmente famosos. Através de visitas virtuais ou de várias iniciativas nas redes sociais, a Internet permite que as pessoas se reaproximem da arte durante um ano atípico.

Diante da ascensão do universo digital no mundo da arte, Ken Bromley Art Supplies - uma empresa familiar com sede em Bolton (Reino Unido) - fez a seguinte pergunta: quem foram os artistas mais procurados na Internet em 2020?

A partir dessa pergunta, realizaram uma investigação para descobrir os artistas mais populares de cada país do mundo e expuseram os resultados num mapa.

Os dados revelam que Leonardo da Vinci é o artista mais popular do mundo, vencendo num total de 82 países, seguindo-se a icónica pintora feminista mexicana Frida Kahlo, que venceu em 29 países. Sendo o mais pesquisado em 24 países, Vincent van Gogh completa o pódio. Frida Kahlo e Artemisia Gentileschi são as duas as únicas artistas mulheres a entrar na lista de vencedores.

Na Europa, da Vinci é o favorito, seguido por Banksy e Frida Kahlo. Portugal e Geórgia são os dois únicos países europeus onde van Gogh ocupa o lugar de artista mais pesquisado.

Dados de pesquisa em todo o mundo foram analisados por ArtSupplies.co.uk em fevereiro de 2021 usando as palavras-chave do Google. O artista top foi encontrado usando dados de pesquisa para 2020 em cada país para cada artista. Nem todos os países tinham dados suficientes para serem destacados, por isso alguns ficaram de fora do mapa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.