Segundo o projeto Idiomas em Risco de Extinção (The Endangered Languages Project) cerca de 50% dos quase 7 mil idiomas existentes no mundo correm o risco de desaparecer. Esse projeto, que começou em junho de 2012, usa a tecnologia para alertar as pessoas sobre a extinção de idiomas, além de criar um mapa interativo onde dá a conhecer a situação dos idiomas no mundo.

O mapa mostra cada idioma no local do mundo onde é falado e qual a sua situação atual (ameaçados, em risco, em sério risco de extinção, em revitalização ou vitalidade desconhecida) e também número de falantes.

O mapa mostra que em Portugal existem três idiomas: o português, o mirandês e o minderico - este último conta apenas com 150 falantes e está em sério risco de extinção. Na galeria de fotos, pode ver como existem muitos idiomas em risco (em amarelo) e em sério risco de extinção (em vermelho).

O Minderico ou Piação dos Charales do Ninhou é a variante linguística falada em Minde desde o século XVIII. Material linguístico da humanidade, o minderico, tal como o mirandês, é património imaterial português.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.