O Dark Sky Alqueva, que integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi o primeiro sítio do mundo a ser certificado pela Starlight Foundation como um "Starlight Tourism Destination". O Observatório oficial do Dark Sky, está localizado na Cumeada, sede do Dark Sky Alqueva, e tem disponíveis telescópios de vanguarda para observação solar e astronómica, que permitem visualizar planetas, crateras da Lua, numa viagem cósmica por entre as nebulosas, galáxias e enxames de estrelas que se erguem acima de um dos melhores céus do mundo.

Além da observação astronómica há várias outras atividades disponíveis como relaxar ao pôr do sol, degustar um cocktail ou fazer uma prova cega de vinhos à luz das estrelas. A Observação Noturna ocorre de terça a sábado, tendo em conta as fases da lua, o tipo de observação pretendida, as condições meteorológicas e a disponibilidade. A atividade tem um custo de de 20€ por adulto, 10€ por crianças entre os 8 e 12 anos, menores de 8 anos não pagam.

Além de observar as estrelas, existe também a possibilidade de observação do Sol no Observatório, com recurso a telescópios completamente seguros. Na Sede e Observatório Oficial do Dark Sky Alqueva pode  visitar a exposição permanente de astrofotografia da autoria do astrofotógrafo internacional, Miguel Claro, e visitar o mini-museu, onde poderá tocar num meteorito verdadeiro e ver o autógrafo original do último astronauta a ir à lua. As visitas guiadas estão incluídas nas sessões de observação.

Percorra a galeria e deixe-se apaixonar pelas fotografias noturnas de Miguel Claro.

Para partir à descoberta da região, o site Dark Sky Alqueva propõe várias visitas guiadas que lhe permitem descobrir Évora, Elvas,  vila medieval de Monsaraz ou descobrir a tradição do artesanato nos tapetes de arraiolos entre várias outras opções que permitem conhecer mais do Alentejo.

Descobrir o Alqueva

Uma das atividades a não perder numa visita ao Alqueva é um passeio de barco pelo grande lago, onde pode optar entre um passeio de uma hora ou um cruzeiro de várias horas pela barragem com paragem junto a uma das aldeias aldeias ribeirinhas do Alqueva. Pode ainda visitar a Praia Fluvial de Monsaraz e praticar algumas das atividades náuticas disponíveis como aulas de vela ou passeios de caiaque e prática de stand up paddle.

Cromeleque do Xarez
Cromeleque do Xarez

Ainda em Reguengos de Monsaraz, não pode deixar de visitar o Cromeleque do Xarez, um dos mais impressionantes exemplares do megalitismo em território português que se estima ser mais antigo do que o mundialmente conhecido Stonehenge. Cromeleque é o conjunto de diversos Menires, monumentos da pré-história, associados ao culto dos astros e da natureza, considerados um local de rituais religiosos e de encontro tribal. Junto ao Cromeleque está o Convento da Orada, construído no século XVIII.

Numa passagem por Mourão, recorde a Aldeia da Luz - que ficou submersa pelas águas do rio aquando da construção da barragem do Alqueva - visitando o Museu da Luz, onde pode ver toda a informação sobre a relocalização da aldeia da Luz, com fotografias, vídeos e coleções etnográficas e arqueológicas.

Onde Comer

Existe uma vasta oferta de restaurantes na região, pelo que escolher pode ser uma tarefa difícil. O restaurante Sem Fim, fica no sopé de Monsaraz e está situado no local onde outrora funcionou um lagar de azeite. O local foi remodelado, mas manteve parte dos utensílios e instrumentos utilizados na produção de azeite. O restaurante Sabores de Monsaraz tem esplanada com vista para a albufeira do Alqueva, onde é possível desfrutar dos sabores regionais com uma vista deslumbrante. A Adega Velha, em Mourão, fica numa antiga adega de vinho, com pipas gigantes espalhadas pelas salas e é o local perfeito para desfrutar do melhor da gastronomia tradicional onde não falta o queijo fresco de ovelha e nos ovos mexidos com espargos bravos.

Onde Ficar

Um dos melhores locais para ficar alojado no Alqueva é em Reguengos de Monsaraz, uma vez que tem muita oferta para os visitantes e está numa localização privilegiada para quem pretende descobrir a região. O Outeiro do Barro está inserido numa quinta rural tipicamente alentejana e sua localização permite, não só usufruir da calma e tranquilidade do campo, como também do conjunto de serviços que a cidade oferece. A Casa da Cumeada é outra opção de alojamento em Reguengos de Mosaraz, mais afastado da cidade, num ambiente tranquilo, onde são servidas refeições macrobióticas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.