O site Information is Beautiful recolheu informações sobre vários países para descobrir as áreas em que cada um se destaca - que, infelizmente, nem sempre são positivas. Para construir o mapa-mundo, o site recorreu a várias fontes, como a CIA, Reuters, BBC, The Economist e Forbes.

O mapa é dividido em nove categorias distintas: matérias-primas, psicologia, ecologia, gastronomia, economia, 'extras', sociedade, tecnologia e coisas negativas.

Portugal poderia destacar-se por muita coisa, mas, neste mapa, destaca-se pela cortiça.

https://informationisbeautiful.net/
créditos: https://informationisbeautiful.net/

Como se pode ver, os resultados podem ser engraçados ou preocupantes. Segundo o mapa, a Indonésia destaca-se pelos "cocos", o Reino Unido pelos "bilionários" e a Bélgica pelos "pagamentos digitais ".

A China começou por destacar-se pelo número de jornalistas presos, mas dados mais recentes mudaram o foco  para os hackers. O Paquistão sobressai pelo consumo de pornografia homossexual. Angola e o Togo destacam-se por razões menos positivas: o primeiro devido à alta taxa de mortalidade infantil e o segundo devido à "infelicidade". Há outros exemplos pouco positivos, como o caso das Honduras (número de assassinatos) e do Peru (cocaína). O Ruanda destaca-se pelo número de mulheres no parlamento, e a Tanzânia pelo número de mulheres trabalhadoras.

E quem diria que "os comedores de Pizza" da Noruega teriam lugar no mapa? Ou que o spam ilustraria o Estados Unidos e a felicidade a Colômbia?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.