O site AirlineRatings anunciou as 20 companhias aéreas e as 10 companhias aéreas low cost mais seguras para 2019 de entre 405 analisadas.

Para elaborar o ranking, o site leva em conta vários fatores que incluem auditorias de órgãos diretivos da aviação e associações líderes, auditorias governamentais, acidentes das companhias aéreas e registo de incidentes, idade da frota e lucratividade.

Percorra a galeria e descubra 20 companhias aéreas mais seguras do mundo de acordo com a AirlineRatings (em ordem alfabética).

 A companhia aérea que a AirlineRatings escolheu como a mais segura para 2019 é a australiana Qantas.

Piloto detido no aeroporto e impedido de comandar voo por estar embriagado
Piloto detido no aeroporto e impedido de comandar voo por estar embriagado
Ver artigo

A United volta à lista após estar ausente em 2018, sendo excluídas a JAL- Japan Airlines e a Etihad. "As duas gigantes dos EUA, a American Airlines e a United Airlines, estão entre as 20 mais seguras porque reduziram o número de aeronaves antigas e têm  aviões novos", explicou Geoffrey Thomas, editor chefe a AirlineRatings.

A Japan Airlines foi excluída este ano devido uma situação que ocorreu outubro de 2018, quando, antes de um voo, no Aeroporto de Heathrow, se descobriu que um piloto estava com nível de álcool no organismo quase 10 vezes acima do permitido. Segundo Thomas, a Etihad foi excluída devido a "prejuízos significativos".

O site ainda destacou as 10 companhias low costs mais seguras para este ano. São elas:

Flybe

Frontier

HK Express

Jetblue

Jetstar Australia / Asia

Thomas Cook

Volaris

Vueling

Westjet

Wizz

A AirlineRating avalia as companhias aéreas usando um sistema de classificação 7 estrelas, sendo que as 20 companhias mais seguras conquistaram as sete estrelas completas.

As companhias que tiveram as classificações mais baixas para 2019, com apenas um ou duas estrelas, foram a Ariana Afhgan Airlines, a Bluewing Airlines, a Kam Air e a Trigana Air Service.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.