Fundada em 1290, pelo rei D. Dinis, a Universidade de Coimbra (UC), celebrou no dia 1 de março o seu 730.º aniversário. Originalmente, a Universidade contava com quatro faculdades: Teologia, Cânones, Leis e Medicina. A sua localização alternou-se entre Lisboa e Coimbra, durante três séculos, até ser estabelecida em Coimbra em 1537, durante o reinado de D. João III, instalando-se no atual Paço das Escolas em 1544.

Fruto da visão de Marquês de Pombal, foram construídos o Observatório Astronómico, Laboratório Químico, o núcleo inicial do Jardim Botânico, a Galeria de História Natural, o Gabinete de Física Experimental e a Imprensa da Universidade. Durante o século XX, a Universidade espalhou-se um pouco por toda a cidade de Coimbra.

Considerada Património Mundial da UNESCO em 2013, devido ao seu património material e imaterial único, dispõe de vários espaços visitáveis de grande valor cultural, histórico e cientifico.

Paço das Escolas

Biblioteca Joanina

A Biblioteca Joanina é o expoente máximo do barroco português e é considerada uma das mais ricas bibliotecas europeias, contendo cerca de 60 mil volumes dos séculos XVI a XVIII, que ainda hoje podem ser consultados. A biblioteca é habitada por morcegos que protegem os livros dos insectos.

Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra

Palácio Real

O edifício atualmente designado por Palácio Real foi construído no final do séc. X e, em 1131, passou a ser a primeira residência real portuguesa, habitada por D. Afonso Henriques.

Capela de São Miguel

As origens da Real Capela de São Miguel remontam ao séc. XI, após a conquista da cidade aos Mouros, em 1064, no entanto, a sua configuração atual data do séc. XVI, durante o reinado de D. Manuel. No interior destaca-se o majestoso órgão ibérico, com cerca de dois mil tubos, instalado entre 1733 e 1737.

Sala dos Atos Grandes

Era a antiga Sala do Trono e, com a instalação da Universidade no Paço, tornou-se a principal sala da Universidade de Coimbra, pois é aqui que se realizam as cerimónias mais importantes da vida académica.

Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra

 Laboratorio Chimico

O Laboratorio Chimico foi construído para o ensino da Química, entre 1773 e 1777, materializando a ideologia iluminista do ensino experimental da ciência.

Colégio de Jesus

Colégio de Jesus, face a face com o Laboratório Chimico, é a reconstituição do antigo edifício com o mesmo nome, estabelecido em 1542 e inaugurado em 1698 pela Companhia de Jesus.

Gabinete de Física

A coleção de instrumentos de Física da Universidade de Coimbra é uma das mais notáveis e raras da Europa e o que resta do Gabinete do século XVIII são verdadeiras obras de arte que ainda ocupam as salas e o mobiliário originais.

Galeria de História Natural

O Gabinete de História Natural da Universidade de Coimbra engloba coleções resultantes de colheitas coordenadas pelos professores da Faculdade de Filosofia. O espólio iniciado com a incorporação de uma coleção privada de Vandelli foi enriquecido com as remessas enviadas por Alexandre Rodrigues Ferreira recolhidas no âmbito da sua Viagem Philosophica à Amazónia. Hoje, a Galeria de História Natural desenvolve-se por seis salas de exposição permanente.

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Jardim Botânico

Com quase 250 anos, o jardim encerra memórias vivas (espécies vegetais) e não vivas (arquitectónicas) do seu passado histórico, cultural e científico. Com uma área atual de 13 hectares está localizado no coração da cidade, na “Alta de Coimbra”.

Observatório Geofísico e Astronómico

No Observatório, com o seu Planetário digital, com capacidade para 50 pessoas, é possível observar o céu, a noite e os seus enigmas, em sessões adaptadas aos programas e metas curriculares.

Casa das Caldeiras

A Casa das Caldeiras é um dos raros repositórios do património industrial de Coimbra e a sua construção teve início em 1941, no âmbito da modernização e ampliação das infraestruturas geradoras de energia térmica para o funcionamento dos Hospitais da Universidade. Abriga, atualmente, a exposição de Leonardo da Vinci.

Pode saber mais informações sobre os diversos programas, consultar o valor das visitas e comprar bilhetes através do site da Universidade de Coimbra.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.