Viajo há mais de quinze anos com os meus filhos. No Viajar em Família partilho ideias, dicas e histórias sobre os nossos lugares preferidos em Portugal, Europa e Brasil. Que sirvam de inspiração para outras famílias. Por Joana Batista
Volta & Meia é o nome de um restaurante bem simpático na Figueira da Foz. Porque consegue juntar o aconchego que só as casas de avós têm e a modernidade que os jovens gostam.
O restaurante Solar dos Amigos é uma excelente escolha durante todo o ano, mas quando chegam as primeiras chuvas e as temperaturas arrefecem ainda me apetece mais lá ir.
Os Jardins do Tivoli, ou simplesmente, Tivoli é um parque de diversões em Copenhaga, capital da Dinamarca. Se puderem, escolham datas festivas para o visitar como é o caso do Halloween. Fica ainda mais bonito!
Além de um destino de praia, a Figueira da Foz tem outros encantos. Ir a um parque aventura no meio da natureza a poucos quilómetros do mar, é sempre um bom passeio para os adeptos dos desportos radicais.
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota está no local exacto onde em 1385 aconteceu a batalha real (foi mesmo entre dois reis). Mas sabiam que não é em Aljubarrota?
Existem várias cidades europeias que são sempre uma boa opção para as férias em família. A poucas horas de voo encontramos culturas diferentes, parques de diversões, gastronomia, arquitectura, museus, parques... Não há desculpa para aborrecimentos de miúdos ou graúdos!
Dormir num comboio internacional pode ser uma experiência bem divertida! Porque nem só de dormidas em hotéis convencionais se fazem as estadias com a família na Europa. E ao pernoitar num comboio até se consegue poupar algum tempo e dinheiro.
O Mini-Europe não é um museu, nem sequer um parque de diversões. É um parque temático ao ar livre, onde é possível visitar a Europa quase toda, em miniatura em apenas algumas horas.
Sim, há pegadas de dinossauros em Portugal. E o maior (com mais de mil pegadas) e mais antigo trilho (com cerca de 175 milhões de anos) que se conhece no mundo está aberto para visitas perto de Fátima.
Talvez devido às novelas brasileiras que temos vindo a assistir durante décadas na televisão, existem várias expressões brasileiras que todos os portugueses conhecem bastante bem. Outras nem tanto.
Sim, no Rio de Janeiro há Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Ir à Cidade Maravilhosa sem visitar estes lugares é quase impensável. Mas depois há também o centro histórico, muito diverso e rico culturalmente.
Já visitámos o Parque dos Monges duas vezes (com quatro anos de intervalo). E para meu espanto, os miúdos lembravam-se perfeitamente da viagem de estreia, principalmente das atividades radicais.
As grutas de Mira de Aire estão abertas ao público há mais de 40 anos (desde Agosto de 1974). São consideradas uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, tendo vencido na categoria "grutas e cavernas". Há quanto tempo não vão lá?
Existem várias possibilidades de passeios gratuitos em Barcelona, que conseguem agradar a quem gosta de praia, de cidade e de montanha. Porque Barcelona tem isso tudo à distância de poucos minutos.
Alguns anos (e muitas asneiras) depois, aprendi a ser cada vez mais prática e segura sempre que vou preparar a mala de viagem. E, claro, saber relativizar também ajuda.
Conseguir organizar as peças para levar na mala de viagem pode não ser tarefa fácil. Há sempre aquela sensação de que nos estamos a esquecer de alguma coisa ou de que uma camisola a mais faz sempre falta. Mas tudo se aprende!
Para vos falar do restaurante A Escola, tenho de vos contar a história que se passou connosco porque acho que reflecte bem o simpático ambiente familiar que lá se vive.
Ô Hotel Golf Mar. Sempre que oiço o nome, o sorriso fica-me estampado no rosto. A estadia que lá passei há mais de 20 anos com a minha família, é sem dúvida uma memória feliz da minha adolescência.