Costumo partilhar fotografias das nossas aventuras na Suíça mas nunca me lembro de falar nas coisas incríveis que só existem por aqui e que vão muito além das paisagens estonteantes. Hoje é o dia de me redimir e partilhar algumas curiosidades sobre o país. Preparados?
Não há ninguém que tenha visto o filme “Indiana Jones e a última cruzada” que não sonhe em caminhar por entre os canyons rosados de Petra. Tudo ali lembra aventura: os templos milenares, o canto dos muezzin ao longe, os beduínos em trajes tradicionais e a luz filtrada a tons sépia.
A Rakotzbrucke é uma das muitas "Devil's bridge" (pontes do Diabo) espalhadas pela Europa. A construção ganha um encanto especial durante o outono, a melhor época para visitar a ponte e o parque envolvente.
Quando decidimos fazer a ring road, a famosa road trip que, tal como o nome indica, circunda toda a ilha ao longo de cerca de 1300Km, surgiram muitas dúvidas que não foram esclarecidas quando pesquisámos o tema. Por isso, não há nada como deixar aqui alguma informação testada e que nos tinha dado mu
Para aguçar a curiosidade e deixar pistas para uma futura viagem, conheça 12 curiosidades sobre este destino pouco óbvio e que ainda continua (talvez por pouco tempo) fora dos radares turísticos.
Em regra, quem visita a Suíça fica pelas cidades mais conhecidas, Genève; Zurich ou Basel e nas zonas de montanha mais turísticas, Zermatt; Lauterbrunen e Grindelwald. Lugares imperdíveis, sem dúvida, mas há tantos outros lugares incríveis para quem gosta de andar mais por fora dos circuitos turíst
A Holanda e, em concreto, Amesterdão, é provavelmente o destino europeu mais simples e tranquilo para quem se quer iniciar a viajar com crianças. A simpatia das pessoas, a planura da cidade, a comida de rua um pouco por todo o lado, os museus para todos os gostos e os canais e casas pitorescas a dar
Bem-vindos à Lapónia! Onde o ar é puro, o céu tão limpo que as estrelas parecem estar em 3D, a água é toda potável e tem um sabor quase adocicado, a luz alterna entre o rosa flamingo e cor de laranja salmão e a neve forma tufos de algodão nas árvores.
Uma das perguntas que mais me fazem no inverno é sobre o que vestir para andar na neve ou em ambientes muito frios, especialmente às crianças. Depois de vários anos a viver nos Alpes e a sobreviver a invernos rigorosos, juntei uma série de dicas, que tanto servem para adultos como para crianças, e q
Caminhar em montanha é um dos mais gratificantes exercícios, não só para o corpo como também para a mente, mas é uma prática que não está isenta de riscos.
Para além dos vulcões, da floresta tropical e das praias que raiam a perfeição, uma das melhores coisas a fazer na Costa Rica é saltitar de cascata em cascata. Graças ao clima húmido e à geografia vulcânica há centenas de cascatas espalhadas pelo país pelo que o difícil é escolher.
O Egito é daqueles destinos quase consensuais e que faz parte da lista da maioria dos viajantes. E as pirâmides de Gizé estão definitivamente no topo dessa lista.
A Islândia é normalmente considerada, e com razão, um país caro. O que é normal visto não existir praticamente terreno arável ou indústria e terem de importar quase tudo. Mas nem tudo são más notícias. A maior parte do que há para visitar faz parte da natureza e por isso é grátis.
Ter uma autocaravana ou pelo menos fazer uma "road trip" numa faz parte do imaginário de quase todos os viajantes. E nos últimos tempos temos visto cada vez mais pessoas a alugar ou a comprar uma.
Não importa quantas vezes visite o México que inevitavelmente os cenotes estarão no topo da lista dos sítios a explorar. E três viagens ao país e dezenas de cenotes depois, com alguns "fails" pelo meio, compilei finalmente uma lista dos meus favoritos.
Nunca foi tão confuso, cansativo e incerto marcar viagens como nos tempos que correm. Admito que para quem como eu sempre gostou de viajar sem grandes planos, ao sabor do vento e do momento, tem sido um teste à energia, determinação e capacidade de planeamento. Mas depois de várias viagens tenho uma
Grüezi mitenand! Bem-vindos aos Alpes suíços! Se gostam de montanhas a perder de vista, prados pintalgados de vacas, neve que parece açúcar em pó, caminhadas com o ar mais puro do mundo, lagos esmeralda que por vezes ficam turquesa e desafios, acho que vão gostar disto.
Os lagos de montanha são uma das coisas mais únicas da Suíça e a minha grande motivação para caminhar os quilómetros que forem necessários para lá chegar.
Este ano tentámos viver o máximo de experiências aqui na Suíça. E uma das coisas que andávamos a adiar há uns dois anos era passar uma noite num iglu. Este ano foi o ano…
Pelo menos entre os meus amigos e conhecidos, o sonho de ter uma autocaravana é provavelmente o sonho mais comum de todos. Na verdade, por um ou outro motivo, a maior parte acaba por nunca vir a ter uma, mas o sonho está sempre lá. Costumamos responder a muitas perguntas de quem pensa avançar para a
A Suíça é o país dos superlativos. Neste país tudo é muito… desde muito caro, a muito alto, muito comprido, muito profundo e claro, também muito bonito.
Uma das experiências que tornam uma visita à Islândia ainda mais memorável é tomar banho numa “hot spring”. Há qualquer coisa de uterino, de amniótico nas águas termais. É uma sensação difícil de descrever mas que facilmente se reconhece quando se entra numa. Há como que um regresso a algo primordia
Ao longo destes anos a viver na Suíça tivemos de ser criativos e, munidos de mapa, GPS e muitas vezes apenas de sorte, conseguimos encontrar dezenas de sítios com ambiente de montanha e caminhadas sem ter de pagar teleféricos ou comboios e onde dá para chegar de carro e, em alguns casos até, de tran