Na era digital, o Grupo aposta na transformação da experiência dos clientes, através de uma nova forma de acolhimento mais personalizado, próximo e móvel onde o check-in pode ser feito em qualquer ponto do hotel, sem as barreiras físicas do acolhimento convencional no balcão de receção.

 O Grupo Accor reinventa, assim, o conceito tradicional de check-in com o lançamento e implementação da Fols Mobile: uma aplicação própria que permite às equipas dos hotéis receber os hóspedes de uma maneira próxima, personalizada, ágil e móvel, a partir de qualquer ponto do hotel. À chegada, um membro da equipa vai ao encontro do hóspede para recebê-lo e completar os trâmites de registo no bar, onde o cliente pode desfrutar de uma bebida.

Este novo formato de boas-vindas, já implementado em 250 hotéis Accor, requer o uso de smartphones ou tablets e a solução patenteada PSM FOLS Mobile que permite realizar o check-in de forma ágil e eficiente, incluindo a digitalização dos documentos necessários para o registo dos clientes. Apesar do crescimento das soluções tecnológicas, a interação humana continua a ser o elemento central de um acolhimento bem-sucedido, conforme a opinião de 61% dos entrevistados num estudo realizado pela Ipsos para a Accor, onde revelam que preferem falar com uma pessoa real em vez de usar a tecnologia para fazer o check-in e o check-out.

O clássico conceito de fazer o registo de entrada na receção, até agora uma das características mais simbólicas de um hotel, reinventa-se.  Assim, progressivamente, os hotéis estão a suprimir os espaços clássicos de receção substituindo-os por amplas zonas, onde o hóspede pode ter a sensação de chegar a casa e ser recebido sem necessidade de aproximar-se de um balcão para ser atendido.

Mercure Porto Centro é o primeiro hotel sem balcão de receção em Portugal

Em Portugal, o hotel Mercure Porto Centro, localizado em pleno coração da invicta, que foi parcialmente renovado recentemente, é a primeira unidade do Grupo com este inovador serviço de check-in 100% móvel.

"Este sistema permite aos clientes desfrutar dos espaços comuns do hotel desde o primeiro minuto, e ter um acolhimento personalizado, centrado nas suas necessidades em vez do tradicional atendimento ao balcão da receção do hotel. Ao mesmo tempo, embora este novo formato de boas-vindas exija às equipas o desenvolvimento de novas competências, permite-lhes centrar-se no que realmente importa, aumentando a interacção com os hóspedes", explica Rui Cruz, Diretor do hotel Mercure Porto Centro.