O Polar Bear é um hotel que se autodenomina o primeiro "hotel para ursos polares" do mundo e foi inaugurado na província de Heilongjiang, no nordeste da China, atraindo vários hóspedes e muitas críticas pela sua característica central: ursos polares vivos, que poderão ser vistos 24 horas por dia de qualquer um dos 21 quartos.

O Polar Bear Hotel, que faz parte do parque temático Harbin Polarland, fica na capital de Heilongjiang e maior cidade, Harbin e abriu portas na sexta-feira, dia 12 de março. O parque temático é famoso pelo seu festival de esculturas no gelo e o hotel assemelha-se a um iglu gigante, com o telhado coberto por gelo artificial.

créditos: cnsphoto/REUTERS

Muitos utilizadores das redes sociais expressaram a preocupação com os animais. "Uma prisão panorâmica para ursos polares ... não aprendemos nada sobre a crueldade contra os animais?" disse um utilizador nas redes sociais.

"As lacunas na lei de proteção da vida selvagem da China permitem que as empresas explorem os animais sem nenhuma preocupação com seu bem-estar", disse à AFP um porta-voz da China Animal Protection Network, que não se quis identificar.

“Os ursos polares pertencem ao Ártico, não a zoológicos ou caixas de vidro em aquários - e certamente não a hotéis”, disse Jason Baker, vice-presidente sénior do grupo de direitos dos animais PETA, à Reuters no sábado.

No entanto, Yang Liu, porta-voz da Harbin Polarland, garantiu à agência de notícias Reuters que a área interna é apenas parte do recinto total dos ursos e que os animais podem ficar ao ar livre quando a temperatura e a qualidade do ar o permitirem.

As autoridades chinesas mudaram recentemente a lei para proibir o consumo de animais selvagens para alimentação depois das especulações sobre as origens do coronavírus, mas o uso de partes de espécies ameaçadas de extinção na medicina tradicional continua sem restrições, e circos e zoológicos chineses são frequentemente criticados por padrões inadequados de alojamento e cuidados com os animais.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.