A Airbnb lançou as Experiências Online em abril de 2020 em resposta aos pedidos dos anfitriões para alojar na Airbnb uma forma de se poderem conectar virtualmente com os hóspedes e ganhar dinheiro durante a pandemia de COVID-19. Como os anfitriões adaptaram as suas experiências pessoais a uma versão virtual, encontraram novas maneiras de partilhar as suas paixões com os hóspedes e de oferecer aos viajantes a oportunidade de explorar em segurança novos lugares e culturas a partir de casa.

Hospedar virtualmente oferece, assim, uma oportunidade para sustentar as ambições empreendedoras dos anfitriões, enquanto obtêm uma renda suplementar. Veja-se o exemplo de Pedro, em Portugal que, incapaz de partilhar a sua receita original de sangria pessoalmente, se juntou às suas seis companheiras para a partilhar de forma digital. Num mês, a popular Experiência Sangria e Segredos com Drag Queens arrecadou mais de 88 mil euros.

Em junho, Pedro estreou também cLock Down, o primeiro musical interativo na plataforma Airbnb, com uma equipa de 50 dos melhores artistas portugueses. O musical foi totalmente criado do zero, com roteiro e músicas originais, cenários de tirar o fôlego, perucas, figurinos, cantores e dançarinos que prometem deixar ninguém desviar os olhos do ecrã.

Algumas destas Experiências Online ajudam os hóspedes a lidar com a crise pandémica. É o caso de outra Experiência Online em Portugal, Ria até não poder mais, organizada por Thomas. Desde que foi lançada, esta Experiência recebeu como hóspedes mais de 30 profissionais de saúde a trabalhar com pacientes com COVID-19, principalmente dos EUA e do Reino Unido. Esta experiência usa uma técnica moderna adaptada à vida diária, baseada em terapia do riso, e tem ajudado hóspedes de todo o mundo a desligar durante esta crise - com dois colaboradores britânicos de uma organização sem fins lucrativos a participar na experiência mais de dez vezes.

Pedro e Thomas não foram os únicos anfitriões de Experiências Online em Portugal com sucesso. A Experiência Aula de vinhos com um especialista, organizada por Rafael, ganhou mais de 17 mil euros. Rafael, a viver no Porto, é produtor de vinho e tem experiência em hotelaria de luxo em cinco países e dois continentes. Na sua experiência, os hóspedes aprendem como o vinho tinto e o vinho branco são produzidos, o que os diferencia, e mais importante, como devem escolher no momento de comprar vinho para desfrutar em casa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.